01 - qual tensão máxima posso aplicar na base de um determinado transistor, e como indentificar a tensão q o transistor suporta?

02 - Resistores, eu sei que existe uma tabela de cores, para encontrar a resistência de kda resistor  Mais não sei se existe os lados específicos positivo e negativo nos RESISTORES, e c tem como indentificar estes lados?

03 - Qual a melhor forma de ligar permanentemente um relé de 5v independente do arduino? OU SEJA QUAL A FONTE ADEQUADA, pois baterias descarregam

RESUMO: Eu vi um video do lab dizendo q para usar um relé para acionar uma carga, ao deligar o mesmo pode aver um pulso elevado de tensão de até 1000v proveniente da bobina do relé, para evitar q isso ocorra e queime seus componentes eletronicos tem de fazer uma associação de resistor-transistor-diodo, SÓ NÃO ENTENDI A FUNÇÃO DO RESISTOR-4K7 EM SERIE C/ TRANSISTOR? e por estas duvidas eu fiz as perguntas acima.

Exibições: 529

Responder esta

Respostas a este tópico

MALVINO VoL I e II

Vlw ai, pela atenção!

01-informado pelo datasheet digite no google nome do transistor + datasheet que você acha fácil(esta em inglês).

02-resistores não tem positivo ou negativo.ligue os da forma que quiser

03-use uma fonte com potencia suficiente para ativar o relê dependendo da potencia pode ser um carregador de celular.ligue o Arduino em uma fonte separada.

você teria o circuito original para que eu possa da uma olhada?isso ajudaria a esclarecer sua duvida sobre o resistor

Vlw meu brother, com estas dicas já vai ser de muita valia p/ meu conhecimento, e sabendo estes detalhes, penso eu que já da para dimesionar o resistor certo para o transistor, nas variadas tensões de 0á12v .

Como o Rafael disse a tensão máxima suportada varia de transistor para transistor e deve ser consultada em seu datasheet. 

Resistores não tem positivo e negativo, sua função é limitar a corrente que passa pelo circuito. 

Utilize uma fonte que tenha tensão e potência adequada ao seu relê, caso seja um relê 5v utilize fontes de celular (olhe nas especificações antes), caso seja de 12v utilize de roteadores, telefones sem fio, etc. 

O resistor do  circuito resistor-transistor-diodo serve para limitar a corrente na base do transistor, e o diodo (por só permitir a passagem de corrente em um sentido) impede que a corrente inversa gerada pelo relê queime o transistor

meu brother vlw mesmo, vou pesquisar sobre os datasheet dos transitores!

Espera, cara, vc ta querendo mexer com Arduino mas não sabe se resistor tem polaridade?

Me desculpe, mas vc tem que comećar por eletrônica básica.

Física, 3o. ano, ensino médio.

Está pulando etapas importante, o que vai acontecer é que sempre vai tropećar numa pergunta desse tipo e ter que voltar pro início. Comece estudando cada componente simples, isoladamente: resistores, diodos, bobinas e capacitores primeiro, depois relês, transistores, bem como os cálculos associados a cada um. Então passe a fazer combinaćões simples entre eles. O que acontece se vc ligar um potenciometro de 4K7 em série com um LED e girar o botão? E se a ligaćão for paralela?

Baixe um aplicativo chamado Circuit Wizard, vai te ajudar muito, como me ajudou quando eu não sabia quase nada de eletrônica.

Essas respostas só vão te ajudar agora, mas daqui uma semana vc vai estar confuso, com outros problemas simples te bloqueando:

01: leia o datasheet do transistor.

02: não tem polaridade, os lados são iguais, veja seu livro de física do 3o. ano do ensino médio.

03: aí depende do projeto, mas existem relês bipolares. O polo NA quer dizer normalmente aberto. O polo NF é normalmente fechado.  Quando o relê NÃO estiver acionado, o normalmente aberto estará sempre em circuito aberto (desligado) e o normalmente fechado estárá fechando um circuito, ou seja, ligado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço