Boa tarde pessoal.

Atualmente fabrico espelhos 4x2 e 4x4 com os mais variados tipos de configurações de interruptores, tais como, simples, dimmer, paralelo, paralelo dimmer, intermediário, etc.

Estou tendo muitas consultas de pessoas que trabalham com o arduíno, e querem controlar os meus interruptores através dele.

Gostaria de uma opinião a respeito:

Estive pensando em colocar um fotoacoplador para que o arduíno pudesse controlar o interruptor, e um outro fotoacoplador que irá informar ao arduíno o estado da lâmpada ligada/desligada. Com isso, o usuário poderá controlar remotamente. Além desse controle pelo arduíno, o usuário teria o acesso direto também pelo interruptor quando estivesse na sua residência.

Ficarei muito grato se os membros do Laboratório de Garagem pudessem opinar.

Obrigado.

Exibições: 1353

Responder esta

Respostas a este tópico

Décio,

Se precisar de uma 'Casa Beta' estou a disposição

estou começando a obra e isso tem consumido muitos dos meus neurônios...

uma sugestão que eu faria, é não pensar só em Arduíno, leve em consideração que esse produto possa ser usado por outros sistemas de automação como um CLP de marca.

não sou a favor de um dispositivo RF, a chance de uma interferência vai ser cada dia maior, 

ai enquanto estiver desligando a luz do quarto, o problema é pequeno,

mais quando apagar um centro-cirúrgico, o problema é beeem maior!!

De qualquer forma é muito útil seu projeto, vou continuar acompanhando

Bom dia João Azevedo.

A sua observação e opinião é muito importante.

Por isso acho importante um protocolo de comunicação que não só se comunique com o arduíno, e sim com outros sistemas.

Será que existe um protocolo desse tipo? Aberto que seja padrão ou será que cada fabricante irá desenvolver o seu próprio. Imagina uma geladeira que não se comunica com o televisor, isso é só um exemplo.

Agradeço pela sua opinião.

alguns protocolos que todo mundo usa é o Modbus e o próprio TCP,são muito utilizados e abertos.o chato do ehternet é que vc teria que usar um endereço MAC pra cada ponto, no fim par mim o Modbus é universal

Entendi Adriano, vou pesquisar a respeito.

Obrigado pela dica.

Modbus e o RS485 acho que são os mais 'padrao'

Qualquer CPL aceita,

e a ideia de controlar todos os interruptores em um único par de fios é ótima

outros detalhes importantes,

é saber se a luz está acesa, eu imagino que um sensor de corrente seja a melhor opção ( até pq com ele pode-se monitorar o consume de energia tbm)

e montar a fonte mais econômica possível para manter esse circuito ligado, visto que ficará ligado 100% do tempo, em uma casa com 20 ou 25 interruptores o consumo já começa a ser relevante

No geral saber se a luz está acessa ou não não precisa está no disposivo,  mas sim em um supervisório  qualquer...

O Modbus eu não conheço, vou dar uma estuda nesse padrão.

O sensor de corrente é uma ótima ideia, preciso apenas ficar atento com o custo do produto final.

acredito que de pra fazer uns sensores de corrente bem baratos, principalmente se for pra saber se existe ou não... sem precisão...

sobre saber se está acesa ou não no  supervisório, essa informação vai ser útil somente nele, porem se ela já vier pelo protocolo de comunicação do interruptor, seria lindo!

sem falar na economia de portas.

No meu caso, acho que nem preciso do sensor de corrente, pois posso monitorar o pino de saída do micro que controla o interruptor. Quando a saída estiver em 1, a lâmpada está ligada e vice versa.

e se a lampada queimar? ou acontecer uma falha qqr...

O problema é torna um simples interruptor em algo  complexo, logo o mínimo de inteligência já daria pra fazer muita coisa.Por exemplo se for adcionado uma drive rs485(que por sinal é muito facil), no interruptor já resolve muita coisa. Pra que que eu vou  querer que meu interruptor fique gravando ou lendo informações isso encarece e deixa o produto complexo.

Mas se o objetivo é deixa o interruptor bom de memoria e de processamento ja vale a pena pensar em incluir um microcontrolador baratinho nele para fazer  isso, mas aumentamos a complexidade.

Adriano, os meus interruptores já possuem um micro interno.

Pelo que pude observar com respeito as opiniões que foram passadas, acredito que colocando uma comunicação RS485 + endereçamento dos interruptores + informação de quando a lâmpada está ligada/desligada + controle externo de algum dispositivo, seja ele arduino ou CLP, vai ficar um produto bem interessante.

Concordam?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço