Eu Almir Bispo,participante deste fórum,tenho a Honra de anunciar em primeira mão o link

para o site da empresa Santa Maria Design House uma das responsáveis pela criação do primeiro microcontrolador criado por especialistas nacionais.

No kit está incluso o compilador e simulador do ZR-16

(****Fico feliz em ver isso realizado e esperei este anuncio mais de um ano.)

O kit é exclusivamente baixado no site da SMDH:

http://w3.ufsm.br/smdh/zr16_register.php

Vou estudar sobre o kit:gibroh_webmaster@hotmail.com

Exibições: 3012

Responder esta

Respostas a este tópico

Se, realmente sair por este preço pode ser que ele consiga um espaço no mercado civil, pois a concorrência neste é muito grande. No que se refere ao mercado para fins estratégicos, acredito que o mesmo deva ter seu lugar garantido (tomara!).

Vamos ver no que vai dar.

 

Com certeza, esse é um projeto que tem muito futuro. Como falou o Wichert, a concorrencia nesse segmento é muito grande, mas com esse preço (mesmo que seja o preço de atacado), ele é bastante competitivo.

Interessante, mas faltou suporte para Linux :/

Quando tiver mais tempo, darei uma fuçada melhor

Aqui em casa eu tenho um monte de resistores, capacitores e transistores que dão suporte ao Linux.

Um uP ter ou não suporte não significa absolutamente nada, o que permitirá que algo tenha (ou dê) suporte vai depender de quem for usar.

Como o Brasil é muito carente de tudo. Um projeto desses só vai decolar se for possível fazer algo prático com ele. A única coisa que entendi do que li é que se trata de um chip padrão VHDL com uma programação exclusiva para que se torne um uP. Daí a se tornar um produto real e passível de ter ferramentas úteis (IDEs, Linguagem de programação de alto nível, placa específica, shields, etc...etc...) já é outra história.

Esperar por tudo isso ou os custos compensarão?

Gostaria que fosse verdade.

Este microcontrolador é relativamente simples para os padrões atuais. Podendo ser comparado a alguns PICs da familia 12 e 16 da microchip, claro que com algumas resalvas.
É preciso ter calma também pra não comparar microcontroladores com características e finalidades diferentes.
As saídas de corrente, a quantidade de memória, limitações de clock, e a falta de interfaces de comunicação por hardware deixam claro que a intenção dos projetistas é apresentar um produto mais destinado a automação de pequenas máquinas e sistemas industriais simples.
Em sistemas com memória limitada assim, normalmente é necessário o uso de programação em assembly ou o uso de um compilador para uma linguagem de alto nível com excelente desempenho na conversão de código.
Resta esperar o lançamento do produto e das ferramentas de programação e suporte, para que possamos avaliar o desempenho do conjunto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço