Boa tarde pessoal,

estou com um problemas a dias, preciso montar um pluviometro a distancia, ou seja, vai chuver em algum local e o mesmo vai captar os ml da agua e me enviar a informação. Já pensei em diversas coisas porém nenhuma é segura, são elas:

- 'pesar' a agua(inviável no momento que for esvaziar)

- usar sensor ultrasonico

- sistema de vazão(para pouca quantidade é inviavel)

- algum liquido que é 'contra' a agua, assim as vezes calcularia sua altura que o mesmo chegou.

- sensor de distancia.

Alguem pode me dar uma luz, ou melhor, um sensor de medição de agua?

Exibições: 6918

Responder esta

Respostas a este tópico

Neto, fiquei curioso de como um pluviometro funciona e fiz uma pesquisa no google por "pluviometro digital" e achei algumas coisas interessantes.

Neste linkk, http://www.youtube.com/watch?v=ojsYZDsP4Bc , foi feita a medição do nivel de agua de uma maneira interessante. Para um projeto caseiro pode ser util.

 

Neto... realmente esse pluviômetro tipo balança é o mais indicado e o comercialmente vendido atualmente.

Também estou enviando um vídeo que foi feito um pluviômetro com Arduíno -->http://www.youtube.com/watch?v=xhDpJxGmAdg

Poste seus resultados... eu também pretendo elaborar um pluviômetro pra mim futuramente. Vlw

Pessoal muito bacana as duas respostas, acho que vocês me deram a luz para a precisão, eu já tinha visto o do valter antes só que neim tinha imaginado bem.

Agora o do Diego achei interessante também o jeito caseiro....

possivelmente coloco cada lado da balança com Xml e depois multiplico para saber a quantidade de chuva..

como será feita a marcação dos passo? qual sensor? pois a cada virada ele deve armazenar o valor

a virada pode usar sensor IR ou laise com ldr, ou um simples botão cada virada da um toque no botão...

imã e reed

Neto, também estou às voltas com o problema do pluviômetro. Já decidi que será de caçamba basculante. Fiz protótipo com cano de pvc branco e funcionou perfeitamente. A mudança de estado da báscula pode ser registrada colocando-se um pequeno imã, que acionará um relê reed, ou então um anteparo para chave ótica. Meu problema é que meu conhecimento de Arduino é zero.

A propósito, a solução mais prática que encontrei foi usar um mouse, modificando o botão do, por exemplo, right click por um relê reed. Mas, para isso, preciso de um programa, talvez em Java, que registre as transições da báscula em um arquivo formato asc, linha a linha, contendo data, hora, minuto, segundo, milissegundo.  

Como vê, creio que ajudei em nada...

Mas qual o motivo de usar um programa externo??.. e ainda no formato ASC?? qual uso vc quer fazer com esse pluviômetro Elcio?

Diego, basicamente tempo e custos. As chuvas estão às portas e o pluviômetro precisa funcionar. Comecei agora a pesquisar sobre  Arduino e Raspberry, mas tenho um notebook que pode ficar abrigado bem perto do pluviômetro. E os registros precisam dar informações sobre a chuva do momento, mas também o acumulado. Então, ASC para exportar para planilha.

Moro em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, num bairro onde há várias áreas com risco de escorregamento de encostas. O Cemaden instalou um pluviômetro digital, do mais baratinho que existe (R$ 8 mil, algo completamente impossível para mim), mas é em outro ponto do bairro, distante daqui.

Elcio... creio q abrigar um Notebook, mesmo q ele seja antigo, é um custo alto para um pluviômetro. Uma possível ideia para seu projeto seria o Arduino + Shield Ethernet que ja vem com cartão SD (creio que é possível levar um cabo de rede ate o pluviômetro), assim reduziria os Custos(creio que menos de R$300 reais p/ projeto final), e você teria um Servidor OnLine e mais o cartão com os dados pluviométricos. Eu por falta de recursos ainda não tenho um Shield Ethernet, para poder ajudar melhor, mas estou a disposição para ajudar e apoiar esse projeto.

Irei estudar mais detalhadamente o projeto durante a semana.

Boa Sorte com o Projeto..

Diego, muito obrigado por sua atenção. Concordo, usar notebook (um bem velhinho, que herdei de uma das minhas filhas) é um custo alto, mas conecta-se por wi-fi e é o que neste momento tenho à disposição. Gostei da solução que você sugeriu, é possível sim levar cabo de rede até o pluviômetro e creio que será a solução definitiva. Mas... Tem  sempre o mas... Sou completo novato em Arduino, nem sei ao certo quais modelos existem nem qual seria o adequado. Nem sabia da existência de um Shield Ethernet. E, é claro, levará algum tempo até que eu domine minimamente os códigos necessários, que nem imagino quais sejam.

Com Java já tenho alguma familiaridade, ainda que tenha que começar do zero quanto a métodos para Mouse Listener. Mas o tempo ruge, com trovoadas bem fortes, o que me faz considerar que, neste momento, será mais rápido implementar o projeto provisório via notebook, caminhando paralelamente com o projeto definitivo Arduino.

Agradeço mesmo por sua atenção e, claro, aceito sua generosa oferta de ajuda e apoio.

Abraço

No meu caso vou usar uma Shield GSM pois o mesmo vai ficar onde não possui internet.

Elcio, minhas informações vão ser enviadas via msg do modulo GSM, seria essa sua dúvida?

ai caso quiser inserir em um outro programa, faça um outro arduino para ler as informações e voce mesmo manipula.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço