Ola pessoal.

Alguns aqui ja usaram o A4988 ou big easy driver ou outro qualquer para controlar um motor de passo.

O problema desses drivers é que são bem pequenos em tamanho e geram muito calor e este tem que ser dissipado.

Se não colocar um dissipador de calor junto ao Ci, ele so pode operar com correntes baixas para não esquentar muito e acionar o circuito de proteção termica e desligar sozinho, ou seja, se colocar muita corrente para o motor ter mais força, o driver vai ficar desligando ele.

Então a solução, na maioria dos casos, é usar dissipador, ate ai OK.

Alguns drivers ja vem com um pequeno dissipador de aluminio que "diz" que consegue dissipar todo o calor para o driver não ficar desligando, a questão é que, com os testes que fiz, o dissipador não consegue se livrar de muito calor e acaba não dando conta nas correntes mais altas, não cheguei a medir, mas não é muito mais acima do ponto que se não usasse o dissipador, e o driver acaba acionado a proteção termica pois o dissipador não consegue se livrar de todo o calor.

Usei inclusive um adesivo dupla face que é feito para dissipar calor de memoria e integrados, so que ele não fez muita diferença, gostaria de saber se alguem usa alguma cola que o dissipador fique bem firme e possa por exemplo, colar outro dissipador no primeiro para ajudar a dissipar o calor, o melhor resultado que cheguei foi com super bonder unindo os 2 dissipadores.

E mesmo assim com 2 dissipadores e um cooler, se aumentar mais um pouco a corrente da placa, eles aquecem muito e não dão conta, e olha que não estou nem perto do limite de corrente da placa, o trimpot esta longe do fim de curso.

Alguem tem outra ideia ?

Tks.

Jota

Exibições: 1805

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Jota,

Eu já testei o A4988 e realmente não é fácil conseguir um dissipador para ele.

Achei muito melhor o Pololu DRV8825 que não tem o problema de aquecimento com o aumento da corrente.

 

Obrigado pela resposta.

Eu ja conhecia o 8825 mas ainda não o usei, pelo que tinha visto é melhor mesmo que o 4988.

O que vc usa como dissipador para o chip ?

Que adesivo vc usa para colar o dissipador ao chip ?

Valeu.

Olá Jota,

Eu não precisei utilizar um dissipador ainda porque a corrente que estou utilizando é de aproximadamente 1A e com essa corrente não esquenta.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço