Adquiri de um ferro velho 12 paineizinhos solares de 6x6 cm.

Pelo que medi, eles fornecem uma corrente beeem pequena, a 4.8 v no sol de fim da tarde em Goiania, ehehhe.

Sei que não posso ligar eles diretamente numa bateria, porque a tensao do que ele fornece varia demais dependendo da luminosidade. Alguem sabe de alguma placa pronta, ou controlador de carga regulavel que eu possa usa-los?

ah, os LiPo Rider e LiPo Rider pro nao servem pra mim, pois eles operam com paineis que fornecem de 5 a 6.5v. No meu caso, os paineis ligados em paralelo fornecem menos que isso... 2 ligados em serie fornecem mais de 9v, e queimaria o circuito. Precisa ser algo regulavel OU que tenha um intervalo seguro de tensao maior.

Se alguem souber de algo, me da um toque ;)

Exibições: 908

Responder esta

Respostas a este tópico

Use um regulador 7805 para manter a tensão em 5v.

Opa, valeu Itiberê... Eu tenho varios 7805... POREM...

Porem, quando uma tensao abaixo de 6v é aplicada na entrada (e pode acontecer no meu caso, nem sempre o sol vai estar a toda) a saida é abaixo de 5v. Acho que o regulador sozinho nao rola de forma eficiente:(


Mesmo assim, vou tentar... Valeu pela dica.

É um pecado usar regulador linear nesse caso. Use as baterias em paralelo e coloca entre as bateria e as células um conversor boost, ele sempre ira elevar a tensão. Tem Ci pronto pra isso, ou quase. Porém o certo é monitorar a tensão das baterias e  das células e traçar uma curva de operação para melhor eficiência do sistema. Ai no caso precisaria de um microcontrolador com 2 ou 3 analógicas e 1 pwm.

Tente ligar uma carguinha qualquer, por ex um resistor de 1K e veja pra quanto baixa.. Pode ser que quem criou pensou em colocar um diodo em série (baixa 0,6..0,7) e carregar uma bateria de 3,6. O 3,6 dela é nominal Bem carregada ela da 4,2 facil.

Acho que seria o ideal... manter carregadas baterias tipo celular. 

Quem eu sei que vende coisas pro na área é a:

http://www.brasilhobby.com.br/listagemi.asp?NSubCat=340

Mas só por curiosidade. Os produtos deles são para uso com as placas deles.. (bem maiores).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço