Boa noite Galera.

Estou fazendo TCC e utilizando o Arduino uno, porém vou precisar de 12 saídas pwm, no arduino uno existem 6, como posso duplicar essas saídas?

Se colocar transistor mosfet na saída digital para sair pwm da certo? como?

Obrigado.

Exibições: 3111

Responder esta

Respostas a este tópico

Eduardo, pode usar um expansor de portas pfc8574, to usando no meu projeto também. Dá uma olhada na minha galeria, procura pcf8574 aqui no lab, ou pela aula 10 do renato aloy no youtube, ta tudo explicado.

Eu ainda to apanhando na programacao disso ai, sem falar no fato dq quero usar como um expansor pra colocar 32 sensores LDR, não tá facil...

Parece interessante esse CI, o problema é que estou com o tempo curto, preciso ligar 12 leds em pwm sendo comandado pelo ldr, para ter sempre a mesma luminosidade.

Valeu pela ajuda, se alguém ajudar com outra coisa fico agradecido, vou ler mais sobre o que você me passou desse CI.

Eu é que to roubado: preciso duns 50 sensores no mínimo... E agora caiu a ficha: não sei se o PFC 8574 pode fazer leitura analógica ou somente digital.

Eduardo Calgaro Godinho de Amori

Depende muito da frequência e resolução que você precisa.  Pode usar uma interrupção por timer a cada 250us e com  uma resolução de 6 bits para o duty cicle do pwm, acredito que já seja suficiente pois daria uma frequência final de de 62Hz.

Boa sorte.

Vc pode fazer por software.
Vai precisar de um loop ou interrupcao de timer rapido.
Nele coloque um contador. Por ex 1 a 100.
Defina 12 variaveis para o estado dos 12 pwms.
Loop:
Incrementa contador
Se pwm1=contador saida1=0
Se pwm2=contador saida2=0
.....
Se contador =100
Contador=0
Pwm1=1
Pwm2=1
....
Repete loop

Sugiro ja por logo os 12 no loop assim vc evita diferencas entre os leds sob o pwm em hardware e em software.
Eduardo

Edu, vou tentar fazer por software, valeu...

O Arduino Mega 2560 tem 14 saídas PWM, e te pouparia uma "surra" para acertar os detalhes. Boa sorte.

O problema é que ta comprei o Uno...

Boa tarde, Eduardo. Na minha opinião a melhor alternativa é o IC TLC5940. Com ele você tem em cada IC 16 PWM, e ainda pode conectar vários um ao outro. Encomendei dois pelo ebay, ainda não chegaram, mas paguei menos de R$ 7,00 pelos dois e é, pelo que pesquisei, muito fácil e prático de usar. Você pode utilizar também o PWM shield, que utiliza o mesmo IC, mas já não é uma boa alternativa em termos de custos.

Eh, esse CI parece otimo, não conhecia.

Eduardo.

J. Como vc. procede para fazer compras no eBay? É como no mercado livre? Como ficam os pagamentos? É por cartão internacional? Pode ser parcelado? Como fica a questão do frete? Como fica a questão de impostos de importação? É seguro a entrega? Mais algum detalhe que ache importante? Obrigadão!!!

Euclides não cheguei a comprar no ebay, mas tenho amigos e parentes que compraram, vamos dizer assim, é um mercado livre mundial, existem os fretes grátis e os pagos, coisas eletrônicas to tipo celular, tablet's, não seria aconselhável, relógio um tio meu comprou por 200 dólares sendo que no brasil vende por 1,500, depois vejo o link e te mostro, relógio é uma das coisas que vale a pena, eletrônicos pequenos tipo CI e tals beleza também. Tem muitas coisas interessantes la que pode comprar, agora eu não sei direito, vamos esperar o J. Eduard responder já que ele comprou. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço