Amigos,

Não se assustem com o nome do post. Estou lançando um projeto para facilitar meu trabalho na chácara que tenho.

As atividades de uma propriedade rural são vastas e já percebi que podemos usar automação em várias delas. Um desses usos é a irrigação que fica muito interessante e funcional. Mas existem algumas atividades que ainda não temos soluções. Para isso lancei este projeto.

Funcionalidades:

Cortar a grama e capim de pequeno porte.

Coletar a grama.

Regulagem da altura de corte.

Transportar material pesado, como sacos de ração de aproximadamente 50kg.

Transportar bomba de bater veneno.

Uso de controle remoto.

Presença de sensor de impacto.

Autonomia de 1 hora.

Funcionamento a energia e gasolina.

Partida pelo controle.

Alcance de 100m.

Relação custo/beneficio boa.

Possibilidade de se programar um caminho rotineiro para ele seguir.

Obs. Essas são as funções que procuro. Posso no futuro acrescentar mais porém não quero imaginar algo impossível.

Para cumprir estas metas fiz um vasculhamento no youtube e peguei videos para auxiliar na formulação das idéias.

Gostaria de pedir a ajuda de toda a comunidade para tornar este projeto possível. Estou buscando parceiros e profissionais que podem cobrar para ajudar no projeto.

Marquem no post para serem avisados das atualizações.

Assistam estes videos e depois vamos discutir.

No proximo post vou resumir minha idéia.

https://www.youtube.com/watch?v=8vAjZ3sm2Js

https://www.youtube.com/watch?v=MampBr30sy

https://www.youtube.com/watch?v=tFjLsL707PY

https://www.youtube.com/watch?v=e0aNijfalnQ

https://www.youtube.com/watch?v=EcFAKrq2HQA

Exibições: 6299

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Sidney, eu acho que posso te ajudar nesse projeto, eu já pensei algum tempo atrás em fazer algo semelhante, gosto muito de projetos de automação, segue um video de um projeto que fiz que acho dá pra usa-lo nesse projeto, trata-se de um controle por celular android, se tiver interesse pode contar comigo. Meu e-mail é injetronic@hotmail.com caso queira me adicionar.

http://youtu.be/WJtKBw-KP-4

Seguindo aqui.

Tenho alguns protótipos na área de automação agroindustrial (Namorada faz agronomia) na gaveta para futuras aplicações comerciais.

Vamos elaborar essas ideias.

EU, começaria pesquisando sobre esses robôs q fazem limpeza doméstica.

Colocaria uma I.A. embarcada e dai pra frente é controle do hardware.

Marlon e Jonatas,

Bom, a ideia ta caminhando. Acho que vcs assistiram os videos que postei não é?

Então, pensei em usar um cortador de grama com rodas e servomotores. Usaria um arduino para controlar os motores e alguns sensores. Sobre o cortador faria um suporte com uma bandeja resistente para aguentar peso. Talvez poderia usar um alternador para carregar as baterias como nos videos. O controle de RF eu já tenho. Teria que colocar dois motores mas não sei qual a capacidade seria a melhor. Será que 1 hp?

Não precisa ter muita independência não. Pensei em ter um controle levar ele até o carro ou pomar. Encher de carga e voltar para guardar. Seria uma das funções. 

Vamos sugerir outras coisas, quem sabe não sai algo legal.

Uma boa ideia para esse projeto seria vc comprar um cortador pronto e automatiza-lo, pelo menos para um protótipo.

Mauro,

obrigado por ter participado da discussão.

Realmente o que vc falou é legal. Pensei então em comprar um daqueles cortadores de grama com coletor. Tem um nos videos que mostrei. Dai eu faria somente uma estrutura para colocar dois servos motores de um lado e duas rodas daquelas livres do outro lado.

por cima colocaria a bateria e um suporte como se fosse uma capa.

Acho que o trabalho seria menor.

Você já fez algo parecido?

Não, nunca. Porém sou engenheiro agrícola e professor em cursos de mecatrônica, então o assunto me interessa. Lido bem com software embarcado e Arduino, se precisar de ajuda é só falar. Aqui o meu blog: http://automatobr.blogspot.com.br.

Manolo,

É algo desse tipo que deseja fazer:

http://www.instructables.com/id/Arduino-RC-Lawnmower/

Se for me avisa ai que quero ajudar na montagem, criação e melhoria!!

William,

caraca é isso mesmo. Acho que vamos fazer só umas melhorias mas é isso.

Cara, vou ficar uns 3 dias estudando esse projeto.

Vc pensa em usar para algo específico?

Sidney,

A idéia é muito boa, mas uma coisa que deve ser muito mas muito mesmo bem pensada é a questão da segurança das pessoas e animais que possam estar em volta de um autômato como este.

Imagine a situação onde por acaso se perde a comunicação entre o controle e o robô sai em disparada pelo campo podendo atingir o que estiver no seu caminho, no tutorial do Instructables o autor alerta para o risco de segurança e relata que o seu protótipo perdeu o controle algumas vezes.

Bem, agora muitos podem dizer que é fácil instalar alguns sensores ópticos ou sônicos para detectar a presença de obstáculos e de pessoas, eu concordo em partes, pois é simples fazer um "robozinho" para condições indoor, mas no campo, as condições são mais desafiadoras e a própria massa do veículo requerem mais cuidados. Não se trata apenas da possibilidade da perda de um comando remoto, mas talvez o cérebro do robo possa congelar, ou se a ponte H do motor entrar em curto, ou dos sensores de localização travarem.

Portanto, eu aconselho que antes de sair pensando em colocar muitas funcionalidades no robo, procure colocar sistemas de segurança, pois imagine o impacto e os danos de um veículo que pode chegar a pesar mais de 100kg a uma velocidade de 20 ou 30km/h!

Talvez, o maior desafio deste projeto seja exatamente a parte da segurança.

Um paralelo que talvez possa ilustrar a situação seria o caso daqueles veículos que andam sobre apenas um eixo os SEGWAY, os originais possuem vários acelerômetros e giroscópios e microcontroladores em duplicidade (redundância de sistemas), para assegurar a segurança do operador e de quem estiver nas proximidades. Ora, na internet, podemos achar vários projetos alguns que usam até um simples arduino para fazer a mesma coisa. Mas sem as mesmas garantias de segurança. 

E não adianta querer deixar esta questão para depois, porque  se não ela fica mesmo pra depois, depois do primeiro acidente.

Abraço.

Sidney,


Na sinceridade pretendo me envolver no projeto por seu um desafio e por gostar mesmo. Pois no momento moro em um apartamento bem pequeno.

Como o Marcos falou uma das prioridades seria a segurança, mas nada de outro mundo o bacana seria se reunir e dividir traçar metas para o desenvolvimento do projeto.

Você já tem o cortador de grama?

William,

entendi bem o que disse. Vamos organizar. Estou deixando este período para os interessados entrarem em contato. 

Vou fazer algo bem legal para organizar nosso trabalho. Vamos usar várias tecnologias de planejamento para que o projeto seja um sucesso.

Vamos dar até o fim de semana e dai vou mostrar o que podemos fazer.

Tenho cortador pequeno mas meu interesse seira por um maior pois ele poderia rodar um alternador para gerar energia para os servos.

Aguarde.

Amigos,

o projeto está caminhando.

Varios modelos foram avaliados mas um me chamou a atenção por ser feito com um tipo de roda que facilita a movimentação.

http://www.youtube.com/watch?v=Tkygt4H0jvo

Aguardo comentários, principalmente dos que já estão engajados.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço