Olá pessoal,

alguém sabe me indicar onde posso comprar um kit bacana de engregagens encaixes e afins para converter o servo do lab de garagem (o mais basiquinho) em um de 360?

Se tiver aqui no lab mesmo está ótimo!

Obrigado

Exibições: 510

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Leonardo,

Você não precisa comprar nenhum kit para modificar um servo. Você pode encontrar na net vários tutoriais passo-a-passo para converter um servo, mas vou resumir o processo.

Basicamente é só desmontar o mecanismo e encontrar uma engrenagem que possui um "batente" que limita o curso. Remova este batente completamente usando uma lima ou um estlete.

Encontre o o potenciometro de feedback, remova-o, meça o valor da resistência entre as extremidades e substitua por dois resistores com a metade do valor medido, solde os resistores em série e religue os fios antes ligados as extremidades do potenciometros nos terminais externos dos resistores e o fio que estava no cursor do potenciometro na solda dos dois resistores.

Agora monte tudo novamente e se tudo estiver certo, voce terá um servo 360 graus.

Alimente o servo e quando voce mandar pulsos com largura entre 1ms e 1,5ms o servo irá girar no sentido anti-horário, se a largura do pulso estiver entre 1,5ms e 2ms o servo irá girar no sentido horário.

É isso.

Abraço

Marcos, abri o servo que tenho aqui e consegui chegar até a parte do batente, mas daí em diante não consegui identificar nada e mesmo que tivesse conseguido, não teria o equipamento necessário pra fazer as mudanças seguintes. De qualquer forma, obrigado!

Um kit de engrenagens seria bacana porque eu poderia usar até em outros contextos e sem precisar de "operações elétricas", que normalmente são mais complicadas. Ninguém sabe onde eu poderia encontrar um?

Leonardo,

O que voce quer é transformar um o servo em um motor com uma caixa de redução?

Se for isso, siga as instruções até a parte da retirada do batente e retire a placa eletrônica e o potenciômetro, e solde dois fios nos terminais do motor. Mas agora será necessário um driver para acionar este motor através do arduino. Pode ser desde um simples transistor, uma ponte H com componentes discretos ou um CI dedicado, tudo depende do que voce pretende fazer.

Agora, se voce não quer aprender a fazer "operações elétricas", procure comprar motores com reduções acopladas, pois o que se consegue achar para servos são normalmente apenas engrenagens de reposição chamados de "kits de reparo" para servos de marcas de qualidade usadas para modelismo, mas não para esses servos "baratinhos". Esses kits não são o que voce procura, pois são compostos pelas engrenagens originais, e voce teria de executar todo o trabalho descrito acima de qualquer forma.

Abraço.

Entendi, Marcos!

Eu imaginei que talvez não tivesse jeito mesmo, mas queria ter certeza.

Na verdade, já encontrei dois servos 360 graus e já fiz as encomendas,pois era justamente isso que eu precisa.


Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço