Material Utilizado:

1x Led verde, 1x Led azul e 1x Led vermelho

3x Resistores de 330Ω e 1x Resistor de 220Ω

1x Arduino Uno

1x Protoboard

1x Alto Falante 4mm de espessura

Alguns jumpers

1. Sensor de Umidade Grove

Faixa de operação é de 3.3V a 5V, com corrente de 0 a 35mA. Este sensor pode ser utilizado para detectar a umidade do solo ou julgar se existe água ao redor dele. A lógica de funcionamento dele é através da resistividade do solo ao qual ele está conectado ou da água ao qual está imerso. Assim quanto menor o nível de umidade do solo, menor o valor da saída do sensor, e portanto, seu valor de pico é quando imerso em água. Como na tabela abaixo.

2. Montagem



3. Sketch

 

 

int sensorPin = A0; // Variável endereçada no pino analógica A0 que receberá o sinal vindo do sensorint sensorValue = 0; // variável que armazenará o valor de sensorPinint ledgreen = 11;
int ledblue = 10;
int ledred = 9;
int BUZZER = 13; // Ligar o buzzer (Som) no pino 13

void setup() {

Serial.begin(9600); // Inicia a serial com um baud rate de 9600
pinMode(ledgreen, OUTPUT); // declara ledgreen como saída
pinMode(ledblue, OUTPUT); // declara ledblue como saída
pinMode(ledred, OUTPUT); // declara ledred como saída
pinMode(BUZZER,OUTPUT); // declara BUZZER como saída
}

void loop() {
// read the value from the sensor:
Serial.print("sensor = " ); // Imprime na serial a palavra sensor e um sinal de =
sensorValue = analogRead(sensorPin); // Lê o valor do sensor e armazena em sensorValue
delay(1000);
Serial.println(sensorValue); // Imprime na serial o valor do sensor

if(sensorValue<300 ){
digitalWrite(ledgreen, HIGH); // Atribui nível lógico alto ao pino do LED, acendendo-o
digitalWrite(ledblue, LOW); // Atribui nível lógico baixo ao pino do LED, apagando-o
digitalWrite(ledred, LOW); // Atribui nível lógico baixo ao pino do LED, apagando-o
tone(13,392,300); //comando tone é o que cria o som
/*
o número 13 indica que o pino positivo do buzzer está na porta 13
o número 392 é a frequência que será tocada
o número 300 é a duração do som
abaixo o segundo valor será modificado para que se toque uma frequência diferente, e assim se crie uma melodia
*/
delay(500);
tone(13,523,300); //aqui sai o som
delay(500);
tone(13,261,300); //aqui sai o som
delay(500);
tone(13,392,300); //aqui sai o som
delay(500);
tone(13,523,300); //aqui sai o som
delay(500);

}

if(sensorValue >300 &&sensorValue < 700){
digitalWrite(ledblue, HIGH); // Atribui nível lógico alto ao pino do LED, acendendo-o
digitalWrite(ledgreen, LOW); // Atribui nível lógico baixo ao pino do LED, apagando-o
digitalWrite(ledred, LOW); // Atribui nível lógico baixo ao pino do LED, apagando-o
}
if(sensorValue >700){
digitalWrite(ledred, HIGH); // Atribui nível lógico alto ao pino do LED, acendendo-o
digitalWrite(ledgreen, LOW); // Atribui nível lógico baixo ao pino do LED, apagando-o
digitalWrite(ledblue, LOW); // Atribui nível lógico baixo ao pino do LED, apagando-o
tone(13,300,300); //aqui sai o som
delay(500);
tone(13,100,300); //aqui sai o som
delay(500);
tone(13,900,300); //aqui sai o som
delay(500);

}

}



                                                                         4.Referências

Moisture Sensor Grove

 



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Comentário de Carlos Antonio em 3 janeiro 2015 às 14:33

Pessoal para expressar  esse valor no LCD seria  apenas acrescentar ele no circuito e na rotina. estou pensando em colocar o LCD para evitar o PC aberto  assim facilitar a vida de minha esposa. Obrigado a todos. 

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