Tutorial KeyToIno - Compartilhando o teclado do seu PC com o Arduino

O software KeyToIno, é extremamente fácil de usar, dessa forma, nesse artigo, vamos ensinar desde como instalá-lo, até a realizar sua comunicação com o Arduino, e fazer a leitura das teclas do teclado do seu computador.

1 – Instalação do programa

Para acessar a página de download do software, clique aqui. Após realizar o download descompacte o conteúdo do arquivo para a pasta “Arquivos de Programas” do seu sistema operacional, normalmente presente neste diretório: “C:\Program Files (x86)”. Feito isso, você pode iniciar o programa através do executável “KeyToIno.exe”. Se desejar, você pode criar um atalho na área de trabalho clicando com o botão direito do mouse e selecionando Enviar para > Área de Trabalho (Criar Atalho). Dê um clique duplo no executável “ KeyToIno.exe ”.

2 – Instalando bibliotecas

As bibliotecas necessárias para utilizar o software já estão inclusas no mesmo. Para realizar sua instalação, basta clicar no botão “Instalar Bibliotecas” na barra de ferramentas superior.

3 – Configurando a comunicação

Após abir o software conecte o seu Arduino ao PC. Uma notificação aparecerá, conforme imagem abaixo.

https://binaryquantum.files.wordpress.com/2019/04/image-21.png?w=150 150w, https://binaryquantum.files.wordpress.com/2019/04/image-21.png?w=300 300w" sizes="(max-width: 400px) 100vw, 400px" />

Verifique se a porta selecionada na configuração do programa, é a mesma apresentada na notificação. Caso contrário, selecione a porta correta.

4 – Criando o código fonte

Abra a IDE de sua preferência para criar o código fonte e enviar a programação ao Arduino.

Copie e cole o código abaixo, na sua IDE. O objetivo deste código, é ler a tecla “F1” do teclado, e acender o led da placa caso ela seja pressionada.

//*************************************************************************************************///   Projeto    : Teste KeyToIno//   Arquivo    : KeyToIno.ino
//   Descrição  : Acende o led do Arduino, ao pressionar a tecla F1 do PC
// Data :
28/04/2019
//*************************************************************************************************/


#include
"KeyToIno.h" //Inclusão da biblioteca necessária para o uso do software

KeyToIno
meuTeclado; //Instância declarada para representar o teclado do computador

void
setup()
{
meuTeclado.begin(
9600); //Inicializa a porta serial do Arduino com a velocidade de 9600
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); //Configura o pino do led da placa, como saída
}


void
loop()
{
meuTeclado.readKeys();
//Faz a leitura das teclas do teclado
bool F1_press = meuTeclado.isPressed(KEY_F1); //Verifica se a tecla F1 está pressionada
digitalWrite(LED_BUILTIN, F1_press); //Escreve o sinal que leu a tecla F1, no led da placa
}

O principal comando utilizado, é o método “isPressed(key)”. É esse método que irá testar se a tecla informada como parâmetro (no caso “KEY_F1”) está pressionada ou não. Você pode descobrir qual o nome da tecla que você deseja ler, na própria interface do KeyToIno. Com o software aberto, pressione qualquer tecla do teclado para ver o nome que deve ser informado como parâmetro para lê-la conforme demonstra a imagem abaixo.

5 – Estabelecendo comunicação e testando

Após enviar o código para sua placa, para começar a utilizar o teclado, basta abrir o KeyToIno, e clicar no botão “Conectar”

Feito isso, o Serial Monitor começará a rodar os comandos lidos do teclado, enviados para o Arduino. Dessa forma ao pressionar a tecla “F1”, o led deverá acender, e ao soltar ele deverá apagar.

https://binaryquantum.files.wordpress.com/2019/04/image-25.png?w=150 150w, https://binaryquantum.files.wordpress.com/2019/04/image-25.png?w=300 300w" sizes="(max-width: 404px) 100vw, 404px" />

Como foi demonstrado anteriormente, você pode ler qualquer tecla que desejar, bastando pressioná-la e observar o nome mostrado pelo KeyToIno. Use este ‘nome’ no método “meuTeclado.isPressed(nome)”, para fazer sua leitura.

Exibições: 546

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço