Tutorial: Controlando Pan/Tilt com servos, módulo de Ethernet e Garagino

Olá Garagistas!!! Neste tutorial baseado no exemplo do WebServer disponível na IDE do Arduino, criamos um server com Garagino e módulo Ethernet Wiznet, e com isto uma página HTML que mostra os botões que controlam  os servos conectados no Pan/Tilt. Você também pode fazer a montagem com o Arduino Uno e o Ethernet Shield.

 

Lista de Materiais 

1 x  Garagino Rev 1 ou Arduino Uno Rev 3

1 x Módulo Ethernet Wiznet ou Ethernet Shield

2 x Servomotores Pequenos

1 x Suporte Pan/Tilt

1 x Protoboard

Alguns jumpers

Softwares

WebcamXP 5 

Biblioteca para módulo Ethernet Wiznet

Módulos Ethernet

 

Módulo de rede Wiznet(esq.) e Ethernet Shield(dir.)

Você pode utilizar os dois módulo de rede, tanto o o módulo da Wiznet quanto o Ethernet Shield. Ambos funcionam via interface SPI (Serial Peripheral Interface) e são baseados em respectivamente nos chips W5200 e W5100.

 

O módulo Wiznet tem a vantagem de ter um tamanho reduzido e também pode ser conectado na protoboard. Já o Ethernet Shield pode ser conectado diretamente no Arduino sem a necessidade de criar um ligações com jumper.

 

Para utilizar o módulo de rede Wiznet na IDE do Arduino é necessário baixar este arquivo e substituir os dois que estão na pasta Libraries>Ethernet>Utility. Serão substituidos dois arquivos nesta pasta o w5100.ccp e o w5100.h. Não esqueça de fazer o backup dos arquivos que existiam antes nesta pasta.Para o Ethernet Shield este procedimento não é necessário.

 

Vídeo da câmera para HTML

Para gerar o código HTML que mostra a imagem da câmera utilizamos o software WebcamXP 5Ele tem uma versão Free que dá suporte a monitorar uma câmera. Para gerar o código vamos no menu Tools> Generate HTML code selecionamos o código como Flash JPEG e colamos o código no Arduino.

Imagem do Software WebcamXP 5

Com este software e um serviço de DDNS (como o No-Ip) podemos criar uma espécie de "câmera IP" com acesso remoto, mas claro que para isto você devemos fazer as devidas configurações em nossa rede.

O Circuito 

Na imagem a abaixo podemos ver as ligações que devem ser feitas entre o Garagino e o módulo Wiznet.

Ligação entre o Garagino e Ethernet Wiznet

Os pinos de controle dos servo-motores devem ser ligados nos pinos D5 e D6.

A alimentação dos servos não deve ser feita pela porta USB, pois o consumo deles é elevado podendo danificar sua porta USB. Alimente eles com uma fonte separada.

A tensão de alimentação do módulo Ethernet Wiznet é de 3,3V. Os pinos de controle podem ser ligados diretamente sem o uso de acoplamentos.

O Sketch

Você pode baixar o programa completo que utilizamos neste tutorial clicando neste link. No vídeo você pode ver a explicação do código.

É pessoal espero que vocês automatizem suas câmeras e quem sabe não surge um sistema de segurança mais complexo a partir deste tutorial. Em caso de dúvidas ou sugestões comentem abaixo.

\o/

Referências

http://arduino.cc/en/Tutorial/WebServer

http://www.webcamxp.com/download.aspx

http://blog.wiznet.co.kr/intro-to-the-wiz820io-module-by-ben-roberts/#.UaTLeUCsiSo

Exibições: 14067

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Murilo Schemmer em 22 setembro 2014 às 21:52

Pessoal, alguém poderia explicar melhor a parte da camerra? aonde eu coloco ela ? 

Comentário de Paulo Andre em 20 agosto 2014 às 18:54

Oi Pessoal

Descobri o problema, apesar de o manual indicar que o WIZ820io tem IO tolerante a 5V, isto nao é completamente verdade.O modulo nao suporta tensao de 5V na linhas de IO (clock,miso,mosi,reset) e comeca a travar aleatoriamente.É necessario diminuir a tensao de operacao do microcontrolador 18F252 no meu caso para menos de 5V, eu usei um diodo de sinal para limitar a tensao  em 4,3V (5 - 0,7) e agora esta tudo funcionando normalmente.

Comentário de Paulo Andre em 15 agosto 2014 às 8:30

Oi Povo do lab de garagem

Comprei esse modulo com vcs, interfacei com 18F252(PIC), e ele funciona como servidor WEB mas depois de um certo tempo ele trava, preciso retirar a energia do modulo e rezar (ahahahaha) para voltar a operar, precisa de varios reset.Pesquisei na internet e isso esta acontecendo com outros usuarios,ver em http://forum.arduino.cc/index.php?topic=207040.0 . Voce notou esse comportamento no seu projeto ? Talvez esteja relacionado com a tempraratura..., estou pensando em migrar para W5100 e ver se o mal persiste.

Abraços

Comentário de Felipe Sobral A. Ferreira em 31 julho 2014 às 19:47

Galera, boa noite!

Estou fazendo um AGV e utilizando o Arduino Mega, mas surgiu uma duvida: Eu consigo montar um software de monitoramento da posição do AGV com o modulo ethernet ?

Comentário de Hajas jahaja haha em 31 julho 2014 às 15:44

Consegui fazer o código compilar, mas agora não consigo configurar o shield já que não sei o mac dele... Como faço para descobrir?

Comentário de Hajas jahaja haha em 30 julho 2014 às 17:26

Quando eu substitui a biblioteca que estava antes por a postada, ocorrerem vários erros na compilação referentes aos arquivos que alterei. Alguém pode me ajudar?

Comentário de kleubson da costa maia em 20 fevereiro 2014 às 21:53

Como faz e feita a instalação da câmera ela vai ser ligada aonde ?

Alguém poderia explicar o processo de instalação.

Comentário de Ismael Fossá em 6 dezembro 2013 às 18:49
Pessoal quanto a webcam ela vai na usb do arduino e eh acessada diretamente pela placa, ou precisa estar ligada pelo software no computador e o dispositivo vai controlar so a movimentação dos dos servos? Desculpe nao entendi essa parte
Comentário de Laboratório de Garagem em 22 julho 2013 às 14:30

Obrigado Joe...

Espero que o tutorial agrade a todos.

Abraço

Comentário de Joe Nova em 22 julho 2013 às 9:18

Olá equipe do LDG.

Estão de parabéns, grande projeto !

abços a todos.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço