Olá garagista, nesse tutorial ire apresentar para vocês a Teensy2.0, mostrar as vantagens e como utiliza-la da mesma forma que um Arduino.

Material utilizado:

Teensy 2.0

1. Teensy 2.0

Figura 1- Teensy 2.0

Características:

  • 8-Bit AVR Processor 16 MHz (ATMEGA32U4)
  • 31.5K Flash Memory, 2.5K RAM, 1K EEPROM
  • USB pode emular em qualquer tipo de dispositivo
  • Botão único programação
  • Arduino Compatível
  • 12 Entradas analógicas
  • 25 Pinos Digitais I/O
  • 7 Saídas PWM
  • SPI e I2C

Ferramentas de desenvolvimento:

Teensyduino

WinAVR 

Simplified USB Examples ou Dean Camera's LUFA library.

Para informações adicionais clique aqui:

Tabela 1- Especificações 

2. Como o Teensy 2.0 se compara com Arduino?


A Teensy pode ser usado como dispositivos USB, tem 3.5K extra para memoria de programa,(por ter um menor bootloader), suporte para teclado internacional, opção de se trabalhar com 3,3 Volts, capacidade de se escolher a velocidade da CPU entre outros

Já o Arduino que mais se assemelha é o Leonardo, pois utiliza o mesmo microcontrolador ATMEGA32U4, ele tem entrada de alimentação regulada, suporta Shields Arduino, tem código aberto e leva a marca Arduino.

3. Visão geral

Essa é a visão geral para um programador Arduino, aqui é possível identificar a pinagem para realizar a programação desejada. Utilizando o Teensyduino você que já é conhecer da programação, apenas ira pressionar um botão para programar o teensy, após as a sua instalação, pois o resto não ira mudar, amenos que você queira utiliza lo como dispositivo USB. Confira a pinagem abaixo:

Figura 2- Visão usada por programador Arduino

Figura 3- Visão usada por programador em Linguagem C


 

4. Teensyduino

A maioria dos programas escritos para o Arduino funcionam na Teensy, bem como todas as funções padrões do Arduino como (digitalWrite, pinMode, analogRead, etc) . Alem de ser compatível com muitas bibliotecas do Arduino. a Teensy não está limitada  só tipo de dispositivo Serial, no menu Ferramentas> Tipo USB pode selecionar o tipo de dispositivo que a Teensy vai se tornar quando se esgota o suas ideias. Ela pode ser utilizada como periféricos USB para seu computador como um mouse, teclado, joystick, USB MIDI entre outros

É basicamente um Arduino em proporções mínimas mas não menos potentes que pode ser implementado em lugares com poucos espaço. Confira agora como instalar e programar o Teensy sem complicações, e se você já conhece Arduino vai ser muito mais fácil e se não conhece veja nossos outros tutoriais de utilização do Arduino que também são bem simples.

Figura 4- Utilização do Teensyduino

Após a instalação do Teensyduino mostrado no vídeo, definiremos a placa como Teensy 2.0 e iremos deixa la como Serial. Agora é só fazer o upload de sua Sketch como se fosse uma placa Arduino, fica bem mais fácil agora você não acha?

Referências

https://www.pjrc.com/teensy/projects.html

Exibições: 4628

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço