Tutorial: como utilizar a porta Serial no mbed

Neste tutorial vamos mostrar como acessar dados e mandar comandos pela porta USB. O mbed tem três portas Seriais (P9, P10, P13, P14, P28, P27) que podem servir como debug, mandar e receber comandos. A placa tem também a porta USB (IF-, IF+) que é utilizada para gravar os códigos na memória FLASH e também pode ser utilizada como Serial para acessar dados e mandar comandos, além de poder utilizar como debug. E mais uma saída (D+, D-)USB direto do microcontrolador Cortex como mostrado na figura abaixo:

Ao conectar o mbed no PC, este irá identificá-lo como "FLASH DRIVE". Abra-o e clique duas vezes no arquivo "MBED.HTM". O PC abrirá o navegador de internet com a página de login. Digite seu login e senha, assim que logado, clique em "Compiler". Crie um novo projeto em "NEW" com o nome de "testeserial".

Agora abra o projeto como mostrado na figura abaixo:

Dentro do projeto "testeserial", contém os arquivos "main.cpp" e a biblioteca principal "mbed". Agora clique duas vezes no arquivo "main.cpp" como mostra a figura abaixo:

Apague a programação escrita e cole a programação abaixo dentro do arquivo "main.cpp":

#include "mbed.h"

Serial pc(USBTX, USBRX); // tx, rx
PwmOut led(LED1);

float brightness = 0.0;

int main() {
pc.printf("Press 'u' to turn LED1 brightness up, 'd' to turn it down\n");

while(1) {
char c = pc.getc();
if((c == 'u') && (brightness < 0.5)) {
brightness += 0.01;
led = brightness;
}
if((c == 'd') && (brightness > 0.0)) {
brightness -= 0.01;
led = brightness;
}

}
}

Clique em "Save" e depois em "Compile". ele pedirá para salvar em alguma pasta do seu PC. Salve dentro da pasta do mbed. Agora precisamos saber o nome da porta USB em que o mbed está conectado.

OBS: Caso tenha algum arquivo .bin dentro da pasta do mbed, delete-o.

Para Linux (Ubuntu, Fedora, etc), abra o terminal e digite: mesg | grep tty <ENTER>. Aparecerá o nome da porta ativa que neste caso é ttyACM0.

Para Windows, baixe o driver disponível aqui. Conecte o mbed (não abra o windows explorer), e clique duas vezes para abrir o arquivo e depois em Install. Assim que terminar, irá aparecer uma mensagem dizendo que foi instalado com êxito. Caso tenha problemas ao instalar o driver, consulte aqui!

Agora que sabemos em qual porta o mbed está conectado, precisamos de um programa para acessar a porta. O programa utilizado foi o PUTTY. Abrindo o PUTTY, abrirá uma janela como a figura abaixo:

No PUTTY, selecione Serial, depois a porta (COMx, ttyACMx, etc) em que o mbed está conectado, a velocidade para 9600 e clique em "OPEN". Abrirá uma janela como a figura abaixo:

Caso não apareça a frase da figura acima, aperte o RESET do mbed.

Ao apertar a letra 'u' do teclado, aumentará a intensidade do LED e se apertar a letra 'd', a intensidade do LED diminuirá.

E é isso! Esperamos que tenha gostado! Caso tenha dúvidas, poste aqui neste blog! Para sugestões de tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas clique aqui e aqui, respectivamente! Até a próxima!

Referências:

http://mbed.org/handbook/mbed-NXP-LPC1768

http://mbed.org/handbook/Serial

http://mbed.org/handbook/SerialPC

Exibições: 2974

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço