Tutorial: Como utilizar a impressora 3D Printrbot

Olá garagista no tutorial de hoje iremos apresentar a impressora 3D Printrbot Simple Metal, você vai aprender a criar seus próprios objetos, pensou criou.

Material utilizado:

1x Impressora 3D 

1x Filamento PLA 1,75mm Preto

Fica crepe

Arquivos necessários:

Repetier

Driver

Arquivos de parametrização

Arquivos .stl para impressão:

Escudo Batman Superman

Suporte Placa Arduino UNO

 Printerbot Simple Metal

1.  A Revolução das Impressoras 3D

A Impressão 3D surgiu em 1984, a primeira impressão 3D funcionando a pleno vapor foi invetada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D. Hull já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.

A principal, entretanto, foi a confecção de partes de plástico de forma rápida, já que o processo tradicional levava de seis a oito semanas, e as peças ainda precisavam ser refeitas diversas vezes devido a problemas na manufatura. Sendo assim, com a produção desses componentes em um ambiente controlado e de maneira muito mais veloz, a impressora 3D já demonstrava flexibilidade e rapidez, duas de suas principais características até hoje.

Nos últimos anos, alto preço e dificuldade de manuseio afastavam os interessados, mas isso está mudando. Com alguns dos últimos modelos, criar o produto que você quiser é apenas uma questão de gerar (ou baixar) um modelo de design virtual, modificá-lo se for preciso, para adequar o objeto ao seu gosto, e então enviar o arquivo para ser impresso. Tão fácil quando imprimir uma foto. É como mágica.

 

1.1.  Apresentação

Apresentamos a Printrbot Simple Metal é uma Impressora 3D com toda a estrutura de metal. Onde sua plataforma permite a impressão de peças de até 6 x 6 x 6 polegadas, usando filamento termoplástico PLA (vendido separadamente). A armação é feita a partir de aço e de alumínio para maior durabilidade, e tem um acabamento revestido para proteger contra o desgaste. O extrusor movimenta-se nos eixos Y (Para frente e para trás) e Z (Para cima e para baixo), enquanto a "cama" movimenta-se no eixo X (Esquerda e direita). A impressora usa um software open source e se conecta ao computador através do cabo mini-USB. Usando um SD Card (Não incluso), a impressora pode ser desconectada do computador depois de iniciar sem afetar a impressão, ideal para impressões de longa duração.

 

  

2. Especificações Técnicas

 

  • Modelo: 1403
  • Volume de Impressão: 6″ x 6″ x 6″ / 150mm x 150mm x 150mm / 216 polegadas³
  • Resolução: 100 Microns
  • Velocidade de impressão: 80mm/sec (Máximo recomendado)
  • Filamento: 1.75mm PLA
  • Extrusor: Alu Extruder com 1.75mm
  • Auto-Nivelamento: Trabalha com software para calibrar a altura do eixo Z
  • Cama: Não aquecida
  • Construção: Estutura de metal e alumínio de 8mm e guias lineares de 12mm para maior estabilidade 
  • Software: A Printrbot não fornece software, mas recomenda Cura e/ou Repetier.  Ambos estão disponíveis para download gratuito.
  • Alimentação: 12V (6 amp)
  • Motores: NEMA 17 stepper

 

 

 

 

 

3. Primeiros passos com a Simple Metal

 

                       

3.1.  Recebendo sua Printrbot

 

Se você não tem experiência com mecânica, eletrônica ou com algum tipo de montagem não se preocupe, pois a impressora vem montada e calibrada quase pronta para uso, você apenas precisa seguir alguns passos bem simples que serão detalhados logo abaixo.  

 

 

Figura 1- Desembalando sua Printrbot 

 

3.2.  Preparando a cama para uso

 

A fim de aumentar a vida útil de sua impressora é recomendado o uso de uma fita adesiva sobre a cama de impressão, isso irá protegê-la e garantir o pleno funcionamento por um bom tempo. Recomendamos o uso de uma fita crepe comum que pode ser facilmente removida.

 

Figura 2- Instalando a Printrbot

  

 

3.3.  Arquivos e softwares necessários

 

Para sua impressora 3D ser reconhecida pelo computador é necessária a instalação de um driver especifico que pode ser baixado no site do fabricante através desse link http://printrbot.com/project/simple-metal/ Para fazer a comunicação e configuração de sua impressora 3D você deve realizar o download do software Repetier e dos arquivos de parametrização, onde as dimensões da estrutura estão pré-configuradas. Na figura abaixo os principais arquivos estão circulados.

 

Figura 3- Arquivos para download

 

3.4.  Iniciando o software Repetier

 

 

O Rapetier é um software muito fácil de utilizar onde seus comandos são intuitivos e você consegue prever como seu projeto irá ficar. Com este você controla sua máquina manualmente bem com o extrusor.

 

Figura 4- Conhecendo Repetier

 

3.3.3. Configurando o Repetier de acordo com a Printrbot

 

Plug o conector da fonte e o cabo de comunicação USB. Após iniciar o Repetier clique em  Configuração

-> Config. Impressora, abrirá uma janela de configuração onde você deve configurar a taxa de transmissão e a porta, a taxa de transmissão sempre sera 250000, você deverá acessar o gerenciadores de dispositivos de seu computador Para localizar a porta COM que representa sua Impressora 3D.

Figura 5- Configurando Repetier

 

Agora é um passo muito importante que implicará diretamente no pleno funcionamento de sua impressora 3D. Navegue até Slicer no lado direito e clique em configuration, em instantes abrirá uma janela com três abas. Em cada uma dessas abas você deve importar o arquivo de parametrização baixado anteriormente e salvar.

Figura 6- Inserindo arquivos de parametrização

 Para ter certeza que os arquivos foram configurados com sucesso deverá aparecer o mesmo arquivo nas três opções de configuração conforme a imagem abaixo.

Figura 7- Confirmação da configuração

 

3.5.  Conectando a Printrbot

 

Com as configurações feitas click em conectar, o botão que estava em vermelho ficará verde se tudo estiver correto.  Para checar a posição clique no ícone em forma de “casa” o Home, os eixos da Impressora 3D irão se movimentar até seus respectivos pontos zeros.

Figura 8- Ligando a Printrbot

 

Clique na seta para cima no controle manual abaixo do “Z,  extrusor deverá subir, deixe em uma altura considerável, pois nesse momento você irá inserir o PLA. Em seguida clique no ícone do extrusor, isso fara com que ele seja acionado. Tome cuidado, pois o extrusor atingirá altas temperaturas, insira o PLA e force até começar a sair derretido, tire o excesso da ponta e clique novamente no ícone do extrusor e seguidamente no Home. O eixo Z deverá descer e o extrusor esfriar, nesse momento a impressora 3D esta apta.

Figura 9- Inserindo PLA

3.6.  Inserindo arquivos para impressão

 

O Repetier reconhece outros tipos de arquivos, porém o mais utilizado e mais simples de se encontrar são os arquivos stl e gcode. Esse arquivo pode ser criado a partir de um programa que realize desenhos 3D como o Autodesk 123D Design que é um software aberto ou você pode baixar de graça em alguns sites. No exemplo abaixo iremos inserir um arquivo baixado do site www.labdegaragem.com , você pode fazer o download deste ou utilizar um que você já tenha, o procedimento será o mesmo. Clique em Arquivo-> carregar e logo depois indique ao software o caminho do arquivo em seu computador finalizando ao clicar em open.

Figura 10- Escolhendo arquivo a ser impresso

 

Clique em Slicer->Slicer com Slic3r, o arquivo será convertido para gcode a linguagem da máquina, se ocorrer algum erro tente os mesmos procedimentos novamente.

Figura 11- Convertendo arquivo

 

Agora você está apto a realizar suas próprias impressões podendo usar seus softwares CAD preferidos ou podendo baixar gratuitamente na internet.

                                                                   Figura 12- Arquivo Impresso

                                                                   

 Figura 13- Utilidade para a peça

 

 

 

Figura 14- Projetos impressos

4.  Utilizando o cartão micro SD

Você deve inserir o gcode no micro SD e através do Repetier, você pode escolher o arquivo a ser impresso. Essa é uma boa opção para arquivos muito demorados, pois você pode remover o cabo lago após tirando a possibilidade de haver alguma interferência ou mal contato no cabo.

Figura 13- Cartão micro SD

Após o termino da impressão os eixos voltarão automaticamente para suas posições iniciais e o extrusor será desligado, evitando qualquer tipo de problema.

 

Referências:

http://www.thingiverse.com/

http://printrbot.com/

http://www.labdegaragem.org/loja/printrbot-impressora-3d.html

http://www.repetier.com/

Exibições: 8734

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de jackson andrade em 19 fevereiro 2015 às 17:22

muito bom

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço