Tecnologia de garagem Surpreende Tecnologia Industrial na Robotica Organizada pelo Senai Cuiabá/MT

Figura 1: Versâo Seguidor de Trajeto (Abaixo na parte frontal do robo no papleao há Sensores Infravermelhos)

 

Olá a todo(a)s o(a)s garagistas.

Bom senhoras e senhores garagistas, escrevo este post para lhes descrever o que houve na 1a Competição Estadual de Robótica do MT organizada pelo Senai-MT onde participaram, dentro de um shopping da capital, as principais instituições tecnológicas do MT sendo elas IFMT, SENAI Cuiabá, SENAI Rondonópolis e a faculdade a qual representei que é a UNIRONDON (Esta não há tecnologia na área de eletro-eletrônica). Houve o convite e o interesse de outras instituições federais e estaduais, mas não puderam participar. Foram quatro dias de evento nos dias 27 a 30 de outubro deste ano.

Primeiramente vou falar um pouco da faculdade que represento. Esta é uma empresa particular na qual oferece cursos relacionado a saúde, jurídico, educação e informática. Um detalhe importante, como ja mencionado anteriormente, é que não oferece curso de tecnologia na área de eletro-eletrônica por isso nunca ouviram falar de termos como Arduino, Shield, PIC, ARM, Driver de Motor DC, pront-boards, xbee e assim por diante. Termos estes que estão presentes na área de eletro-eletrônica.

Diferentemente da UNIRONDON, sabemos que os SENAI's espalhados no Brasil oferecem cursos nas mais diversas áreas e inclusive na área de eletro-eletrônica como mecatrônica, robótica industrial, eletrônica e possui as melhores ferramentas e maquinários para construção de qualquer protótipo que venha desenvolver.

Durante o evento, deixamos claro que, em principio, participariamos de apenas 2 categorias (Seguidor de trajeto e Sumo) num total de quatro(Seguidor de Trajeto, Bombeiro, Resgate, Sumô), mas em virtude dos esforços dos envolvidos participamos de todas as categorias.

As categorias tinham os seguintes objetivos em duas formas de controle, radio controle e autónomo:

- Seguidor de trajeto: Seguir uma rota sorteada durante o evento em um plano com desenhos com os principais cartoes postais da Capital e Interior desde um ponto de partida até a chegada.

- Bombeiro: Sair de um ponto Apagar 3 velas com fogo num total de 5 velas e resgatar um vítima representado por uma caixa espalhadas num mapa colocar em local seguro e retornar ao ponto de origem.

- Resgate: Sair de um ponto, pegar 3 caixa espalhadas no mapa, colocar em ponto determinado e retornar ao ponto de origem.

Houve pouco mais de 4 meses de preparação para construção de pelo menos 8 robôs conforme a regra da competição pede. É, realmente os Senai's seguiram a risca a regra, pois, possui finanças e pessoal para isso. Já a minha equipe, por hora batizada de MegaBot, também teve os 4 meses de preparação, mas, conforme mencionado antes, é uma instituição que não possui cursos relacionados a eletro-eletrônica e, consequentemente não possui pessoal das áreas de mecânica, eletrônica, etc. e foram preparados dias antes da competição sendo penalizados por alguns pontos por não terem os oito robôs. Bom, tinha eu, funcionário (Tec. Eletrônica), um amigo (Engenheiro Eletricista de uma concessionaria de energia) que não tem vinculo nenhum com a instituição, alguns professores da área de informática e alguns alunos de Ciências da Computação que nos ajudaram a fazer a parte mecânica e parte da programação.Esta foi a nossa equipe.

Como eu, meu amigo engenheiro, um professor doutorando na área de informática e mais alguns alunos, somos quase que loucos por desenvolvimento na parte de robótica, lançamos o desafio, construir robôs para as categorias descritas acima em uma semana. O resultado foi surpreendente. Utilizamos os recursos mais avançados de garagem para a criação de nossos robôs como recortes de papelões, alguns pedaços de chapa de alumínio, cola rápido, durex, fita adesiva, muita criatividade, conhecimento nas áreas afim e uma lista de componentes enviada a laboratório de garagem, eis que surge o nosso robô híbrido (nada a ver com opçao sexual, hehehe).

Figura 2: Versão Resgate (Braço a base de servos motores, Show de bola)

Figura 3: Versão Bombeiro (Braço a base de servos motores e nosso túnel de vento há um cooler adaptado, conseguem enxergar o nosso cola rápido?)

Figura 4: Robo Resgate em missão.

 

Gostaram? acredito que sim, vou ficar devendo a foto do nosso robo sumo. Vocês devem estar se perguntando em relação ao título, por que surpreendeu? Bom senhoras e senhores, é que estas 3 versões de nosso robô híbrido teve o MELHOR RESULTADO nas 3 categorias nas duas modalidades de controle (Radio Controlado e Autônomo) deixando para traz o IFMT, Senai-Varzea Grande e Senai Rondonópolis. Isso não é Demais?

A idéia aqui não é desmoralizar qualquer instituição ou engrandecer-nos pois quem saiu em primeiro foi o Senai Varzea Grande que por dedicação, esforço e muito envolvimento nos projetos, realmente fizeram a diferença. Eles conseguiram fazer funcionar em tempo hábil todos os robos, enquanto que nós, não conseguimos nos preparar para o sumo autonomo, somente conseguimos nos preparar para o radio controlado no ultimo dia. Parabens a todos e principalmente ao Senai por ter organizado e ter ganhado este Evento.

Para maiores informações vejam os links abaixo:

http://www.senaimt.com.br/site/mostra.php?noticia=7174

http://www.senaimt.com.br/site/galerias.php#thumb786

https://www.youtube.com/watch?v=_rfVV9OnBr4

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1679171-7823-CO...

 

http://www.gazetadigital.com.br/video/play/id/3987/programa/3

 

Videos:

https://www.youtube.com/watch?v=C8Nm4MbXUEQ

 

https://www.youtube.com/watch?v=Smd73xAHGkM

 

https://www.youtube.com/watch?v=_c5VUJkJwxk

https://www.youtube.com/watch?v=IDC51OZNN78

Figura 5: Premiação Segundo Lugar (Eita cara bonito esse do meio, hehehe)

Figura 6: Equipe Megabot 2o dia

 

Figura 7: Equipe MegaBot 1o Dia

 

Tudo isso se deu graças ao programa de doutorado a qual meu professor está submetido onde a proposta de sua tese tem como consequencia a utilização de microcontroladores em ambientes remotos. Bom, não posso falar mais, pois, voces sabem como é tese de doutorado, tem que ser novo e inovador, se eu divulgasse aqui, quando ele apresentar, não será mais novo.

Valeu e obrigado por terem lido. Meu email é: ibrahinbb@hotmail.com

Voces devem estar perguntado o que nós usamos para fazer os robos. Hehehe, quando tiver um tempo, vou fazer um tutorial de tudo isso que nós fizemos podendo virar um produto da incubadora do labdegaragem.

E para tira um sarro geral da galera não podemos esquecer de um detalhe importante, nós programamos o nosso arduino pelo Xbee a distancia. E você, ainda usa o cabo para programar seu arduino? Hehehe. Zueira.

Sem sacrifício, não há vitórias - Transformers

Tchau.

Exibições: 1885

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de ibrahin barauna belarmino em 12 novembro 2011 às 22:25

Ok chefe, estamos de portas abertas.

 

Comentário de Ademar Alves Trindade em 12 novembro 2011 às 21:34

Parabéns pela ousadia de vocês. Moro em Cáceres no Mato Grosso, próximo a Cuiabá sou professor numa faculdade particular aqui em Cáceres e trabalho na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, onde estamos tentando montar um grupo de entusiastas com a robótica para começarmos com o Arduíno. Podemos conversar e montar algumas parcerias de projetos e para futuras compras de componentes, ajavista que estamos no mesmo estado e sempre vou a Cuiabá. Vamos tentar maturar essa idéia e tocar pra frente.

 

Abraços,

 

Ademar.

Comentário de ibrahin barauna belarmino em 4 novembro 2011 às 12:07
Obrigado.
Comentário de Braz FEITOSA em 4 novembro 2011 às 11:27
Parabéns pela dedicação e pela vitoria que mesmo de segundo lugar venceram com um grande mérito!

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço