Sistema de garagista monitora construção do Itaquerão

 

O garagista e empreendedor Marco Chaddoud acaba de construir um sistema de monitoramento 24 horas apontado para a construção do novo estádio do Corinthians. O sistema que esbanja profissionalismo, utiliza energia solar e conexão 3G para transmitir uma foto a cada 5 minutos com o andamento das obras. Confira abaixo mais detalhes sobre o projeto (www.estadiofielzao.com.br).

 

Projeto Itaquera

 

Viabilizar a colocação de uma câmera para transmitir imagens através da internet 24h por dia.
Problemas:
- Não havia energia elétrica e telefonia numa distância não menor que 1Km.
- Precisávamos de altura para que a câmera transpusesse eventuais obstáculos.
- Segurança. Por ser uma área muito grande, era difícil manter vigilância durante as 24h do dia.

 


Infra estrutura utilizada:
Construção de um poste metálico cuja metade inferior tem 8 polegadas de diâmetro e 4,5m de altura e a metade superior 4,5m de altura por 4 polegadas de diâmetro.
Antes de fixado o poste no solo, foi chumbada a base junto com uma "gaiola" de ferro em uma cava de 1m³ que depois foi concretada e somente uma semana depois de curado o concreto é que o poste foi fixado no local com a ajuda de um Munk.
O poste é dotado de escada e guarda corpo na metade superior e duas plataformas de trabalho além de suporte para a câmera, suporte para um painel solar e duas caixas para baterias e equipamentos diversos.

 

 

Como não havia energia elétrica no local optou-se por utilizar um painel fotovoltaico, uma vez que os equipamentos que iria-se utilizar necessitavam de 12Vcc e 5Vcc (ou 110Vca) respectivamente. Foi utilizado um painel Kyocera de aproximadamente 1,5m x 0,80m para alimentar o sistema e manter duas baterias estacionárias de 110Ah cada carregadas para suprir as faltas de geração de eletricidade através do sol por exemplo, durante a noite ou em dias nublados. Estes equipamentos são capazes de garantir energia durante três dias ou mais sem sol para a carga utilizada no sistema.
Para garantir o acesso à internet, uma vez que a câmera utilizada faz o trabalho de atualização de conteúdo sozinha, enviando as fotos a cada 5 minutos para um servidor, foi utilizado um roteador 3G onde a câmera, por cabo se conecta para entrar na rede.
A câmera é uma Samsung de vigilância com proteção contra vandalismo e própria para áreas externas capaz de gerar imagens de até 1024x768 pixels com resolução de 1.3mp.

 

 

A câmera está conectada diretamente ao sistema através do controlador de carga, que administra a corrente que é mandada do painel para as baterias e para os equipamentos (carga) e o roteador está ligado em 110Vca através de um inversor que por sua vez então é ligado ao controlador de carga. Havíamos montado uma fonte transformadora de 12Vcc para 5Vcc para alimentar o roteador mas não obtivemos sucesso então optamos pelo inversor.
Além do equipamento para geração dessas imagens, existem outras 4 câmeras de segurança para proteger todo o equipamento instalado assim como cadeados para impedir o acesso à plataforma superior e as caixas das baterias e equipamentos.
O sistema está montado a aproximadamente 30 dias e não apresentou grandes falhas. Somente eventuais falhas de envio de arquivo mas que são pouco frequentes e aceitáveis para o fim.
As imagens estão disponíveis num site da Web, em aplicação para iPhone e iPad que em breve starão na App Store

 

Acompanhe a construção do estádio:

www.estadiofielzao.com.br

Exibições: 1057

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Franz em 2 outubro 2011 às 19:12
Sensacional! Esse é o poder de um grande garagista!
Comentário de Paulo Ganns em 21 setembro 2011 às 21:18

 

Muito bom!

 

No site, como sugestão, poderia ter um stop-motion com o fluxo da obra em períodos de 15/30/45/etc dias!

 

[]s

 

PGC

 

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço