Uma das coisas que mais gosto é montar circuitos eletrônicos, este artigo falará sobre um circuito que montei para detecção de obstáculos, utilizei este projeto em meu primeiro robô didático. Trata-se de um sensor muito utilizado em robôs, para seguir linhas, mas têm muitas outras aplicações, como por exemplo, o uso em encoders de motores e detecção de objetos, a uma pequena distancia.

Este circuito funciona através da emissão de um feixe IR (infra-vermelho), sua proposta é detectar quando um objeto refletir ou não na direção do photo-diodo, ele ira fazer com que este entre conduza ou não. Abaixo esta o esquema deste circuito.

Devido às características das cores banco e preto, em que o branco é a cor que mais reflete e o preto a cor que menos reflete (podemos também pensar que o branco absorve pouca luz enquanto que o preto absorve muita), podemos usar estas cores para controlar o funcionamento do sensor. Assim quando usado o sensor contra um objeto branco, por exemplo, uma folha, vai ter uma reação oposta em relação a utilização de um objeto com cor preto. Este fato permite usar este sensor para seguir uma linha, medir a velocidade de uma roda entre outras aplicações.

Neste projeto eu usei o sensor para funcionar como um sensor de aproximação, este circuito se mostrou eficiente na detecção de objeto a sua frente, sua montagem é simples. Para uma correta navegação sem esbarrar em nada, eu usei oito sensores em volta do meu robô, cada um deles envia um sinal diferente ao computador  (ou micro controlador, dependendo de seu projeto), sobre a sua posição ,o computador ao receber o sinal de um sensor manda os motores pararem e girarem para evitar a colisão.

 

Este projeto esta no meu blog pessoal: http://rengenharia.com.br/?p=269

 

Abs

 

 

 

Exibições: 20116

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Fernando Ovídio de Carvalho em 10 setembro 2013 às 20:51

Boa Noite! Não consigo acessar seu blog para conseguir o projeto. Peço que, se possível, envie para meu endereço de e-mail os componentes e layout e se estiver falatndo alguma parte do circuito, que me envie este também por cxompleto. Desde já agradeço e renovo votos de estima e consideração.

Comentário de Joe Nova em 20 março 2012 às 14:43

 

Boa Idéia !

Gostei do fato de vc utilizar um PLL sintonizado, assim evita o sensor de ser enganado , pela luz solar por exemplo.

Comentário de Renato Mamede em 25 fevereiro 2012 às 15:57

Prezado Augusto César,

 

Na verdade eu montei esse sensor em meu projeto o DEMEC I (http://rengenharia.com.br/?p=297), no micro do robô a alguns linhas de código para executar algumas funções.

Abs

Comentário de ACSM em 24 fevereiro 2012 às 19:22
Parabéns pelo projeto!

O que tá gravado no Microcontorlador?

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço