Robô ‘mineiro’ que pinta parede sozinho é levado à Campus Party

Estudantes de engenharia Santa Rita do Sapucaí criaram protótipo.

Máquina é capaz de pintar parede pulverizando tinta em cerca de 40 cm.

Idealizado por quatro estudantes de engenharia de automação e controle do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Santa Rita do Sapucaí (MG), o robô mineiro que pinta paredes sozinho será apresentado nesta quarta-feira (27) na Campus Party 2016, em São Paulo (SP). Batizado como ‘Smart Paint’, o protótipo, feito com materiais recicláveis, teve o custo de apenas R$ 100. Segundo os estudantes, a possibilidade de estar na feira de tecnologia é um impulso para encontrar investidores para o projeto.

Jéssica BalbinoDo G1 Sul de Minas

Os estudantes utilizaram canos de PVC, madeira de armários, fios de anzol, fonte de computador usada, compressor também usado, ferragens, sensores de segunda mão, vasilha plástica e outros materiais usados para criar o Smart Paint.

O funcionamento é muito simples. “Você liga numa tomada, coloca o robô de frente para a parede, abre a tampa do reservatório, coloca a tinta, fecha e aperta o botão ‘liga’”, conta Raví. 

De olho no mercado. Eles querem atender principalmente a área de construção civil, a fim de reduzir custos e tempo de trabalho. “Fizemos o teste com tinta normal diluída em água e o desperdício foi mínimo”, esclarece o estudante do Inatel.

O Smart Paint foi selecionado para participar da Campus Future, uma exposição de trabalhos acadêmicos que faz parte da Campus Party, que começa no próximo dia 26, em São Paulo.

Referências:

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/01/robo-mineiro-qu...

http://www.otempo.com.br/capa/economia/rob%C3%B4-mineiro-que-pinta-...

http://www.segs.com.br/info-ti/1145-robo-mineiro-que-pinta-parede-s...

Exibições: 547

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço