Pensando na possibilidade de montar um sistema que pudesse contar os giros de um determinado eixo de motor, ou seja, um tacômetro, foi desenvolvido um protótipo para colocar em prática o princípio básico de funcionamento.



O Primeiro funcionamento do sistema ocorreu utilizando um microcontrolador PIC 18f4550 juntamente com o compilador C18 versão lite, além de um display LCD 16x2, um LDR, um LED de alto brilho e um eixo de alumínio que foi centrado em dois mancais.

A contagem do tempo de uma volta (360º) é feita somente em 340º, pois, nos 20º restantes foi realizado um corte na peça para que a intensidade luminosa do LED de alto brilho pudesse atingir o sensor fotoelétrico do outro lado, e dessa forma, realizar o cálculo de rotações por minuto. No vídeo acima o sistema ainda não havia sido calibrado.



Após o primeiro funcionamento, foi acoplado ao protótipo um tacômetro que estava disponível no laboratório. Esse tacômetro estava submetido à mesma rotação do protótipo. Os resultados podem ser observados no segundo vídeo.

Exibições: 1530

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço