Salve Garagistas!

Eis meu primeiro post. Sou um entusiasta de eletrônica, com formação em TI. Estou montando um controlador de temperatura para um fermentador de hidromel.

Começando do começo, para fermentação de hidromel há necessidade de manter a temperatura do fermentador dentro de uma certa faixa. Decidi fazer utilizando arduino, onde o usuário gravará os limites de mínima e máxima de temperatura e então o arduino controle via LM335 (ou similar) a temperatura de dentro da câmara de fermentação. Ao detectar temperatura acima da máxima, ele deve disparar um relê que terá um sistema de refrigeração via placa peltier. Ao detectar temperatura abaixo da mínima disparará outro relê que terá um soprador de calor (como um secador de cabelos).

O projeto terá 3 pushbuttons, um para selecionar a função (monitorar, configurar máxima, configurar mínima), além de um display 16x2, um lm335 para leitura da temperatura e dois relês para acionar os sistemas externos de resfriamento (via placa peltier) e de aquecimento (via resistência + ventoinha).

Licença poética no caso das pilhas: na verdade estou usando uma fonte de 250W de computador.

Atualmente tenho alguns problemas, sobre os quais aceito prontamente ajuda. São eles:

Ao ligar o backlight do lcd, o regulador de tensão do arduino começa a esquentar muito, ao desligar o backlight tudo volta ao normal.

Ao acionar o relê, o regulador de tensão do arduino começa a esquentar muito, ao remover o relê do circuito tudo volta ao normal.

Esses dois componentes, quando ativados, interferem na leitura que o LM335 está fazendo. Somam em torno de uns 10 graus C.

No momento suspeito de sobrecarga no regulador de tensão, talvez devido a resistência do lcd e da bobina do relê serem muito baixas, por consequência estão interferindo no circuito como um todo, será que confere?

Agradeço comentários e qualquer ajuda disponível. Sei que provavelmente estou emperrado em básico de eletrônica.

Roberto - Jundiaí

Exibições: 2876

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Ederson Roz de Carvalho em 25 fevereiro 2014 às 15:19

Boa tarde Roberto, no ano passado produzi uma pequena quantidade de hidromel, que só foi degustado 8 meses depois e gostei muito do resultado. Quero produzir uma quantidade maior esse ano e me interessei pelo seu projeto. Porque ao invés de usar uma secador como fonte de calor não usa outra célula peltier? Sendo uma para fazer o resfriamento e outra para aquecer, ou quem sabe um termostato desses usados em aquário. Aproveitando quero parabenizá-lo pela iniciativa e vou acompanhar o andamento do seu projeto.

Comentário de Roberto Leite em 24 fevereiro 2014 às 10:27

Obrigado Eduardo. Sobre o brick com transistor, não foi o que eu fiz lá no circuito? Estou dando carga no relê através de um transistor + diodo. Vou dar uma olhada no DS18B20, se bem que concordo contigo: se eu resolver essa instabilidade gerada pelo relê provavelmente zera o problema. Valeu.

Comentário de Eduardo Zola em 21 fevereiro 2014 às 14:07

Olá.  O problema de esquentar, é por conta da carga que o relê está puxando. Ou seja, é muita carga para ser consumida via portas do Arduino.  Uma dica seria usar um Brick de Relê de 5v, onde voce usa os 5V do arduino, GND, e uma porta lógica para acionar o relê, aí sim nao deverá esquentar. Basicamente o que o brick faz é acionar um transistor através da porta do arduino, que por sua vez aciona o relê.  Em relação ao backlight do LCD, nao deveria esquentar o regulador, pois os 5v do arduino sao suficientes para alimentar o backlight. Outro ponto, é que o LM35 por ter leitura analógica depende muito da estabilização da voltagem do circuito, pois o calculo da temperatura é baseada na voltagem da entrada na porta analógica.  Assim, arrumando o problema do relê através de transistor ou brick, o problema da leitura deve solucionar.  Em último caso, ao invés de usar o LM35 que tem leitura analógica, utilize o DS18B20, que possui leitura digital.  Abs, Eduardo.

Comentário de Diego Previero em 11 fevereiro 2014 às 22:14

Primeiramente quero parabenizá-lo pelo projeto do hidromel, gosto do assunto e um dia pretendo fazer uns testes, quanto ao aquecimento do arduino eu aconselharia vc a utilizar alimentação externa para todos os componentes possíveis, a corrente que o backligth do lcd e o rele consomem são mto próximas do limite de cada porta do arduino.

Comentário de Roberto Leite em 5 fevereiro 2014 às 16:35
Depois de postar meu projeto vi algo bem parecido para servir de referência para mim: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-medidor-de-temperatu...

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço