Notícia: Este pedaço de vidro pode armazenar dados para sempre!

CDs e Hard Drives podem armazenar dados por décadas ou séculos, este pedaço de vidro pode "armazenar dados  resistindo as temperaturas extremas e condições hostis sem degradar, praticamente para sempre."

Como funciona? O dado é armazenado na forma binária com pontos dentro da folha fina de quartzo. Os dados podem ser vistos por um microscópio comum. PhysOrg diz:

"O protótipo foi feito em um quadrado de 0.8 polegada (2 cm) de vidro de quartzo, um material altamente estável e resistente, utilizada para fazer copos e outros utensílios laboratioriais.

O protótipo é resistente a vários produtos químicos, não é afetado por ondas de rádio e pode ser exposto a uma temperatura de 1000 graus centígrados por duas horas sem ser danificado."

Atualmente o protótipo é à prova d'água e tem 4 camadas de pontos com armazenamento de 40 megabytes por polegada quadrada ( praticamente a densidade de um CD), mas os pesquisadores dizem que pode aumentar o número de camadas.[Physorg]

Exibições: 1289

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Lauro Becker em 25 setembro 2012 às 17:36

Não tenho conhecimento sobre a amplitude do -desastre- previsto, mas é bem provável que tenhas razão, Junior. Mas já tivemos eventos bem localizados como o que houve no Canada e recentemente nos EUA que deu um belo "apagão". Já pensou se algo parecido acontece com força suficiente para desmagnetizar o que é magnetizável mas não o suficiente para afetar as pessoas num grande centro populacional/econômico tipo Manhattan ou algo semelhante ?

Comentário de Júnior Gaúna em 25 setembro 2012 às 16:51

Cara se ocorrer um evento destes a ponto de apagar os dados dentro da atmosfera, pode acreditar que a menor preocupação que o mundo vai ter é com backup.

Comentário de Lauro Becker em 25 setembro 2012 às 12:46

Se um dia o sol vier a ter (e terá) uma violenta explosão eletromagnética a sociedade poderia entrarem colapso com todas as informações eletromagnéticas  em HD's (pessoais, bancos, governos, indústrias, etc..) virando fumaça e estabelecendo o caos no mundo, já que os backups, via de regra, também são eletromagnéticos. É um alento para a segurança do futuro das informações.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço