Pessoal

 

Montei um kit de Xbee Wireless da SparkFun, fiquei impressionado com a facilidade de uso desses tranceivers.

 

Todo o kit vem embalado em uma cartela que protege bem todo o equipamento, o kit contém 2 placas, 4 headers e 2 transceivers. Uma placa é para interfaceamento com o arduino e outra é utilizada para ligar diretamente em um computador via USB.

 

Para a montagem a é necessário soldar os headers na placa de interfaceamento com o Arduino, são poucas ligações e leva em torno de 5 minutos para soldar tudo.

 

Após a solda os tranceivers podem ser plugados nas placas, é preciso observar o desenho na placa, que indica o lado correto do tranceiver.

 

A placa de interfaceamento com o Arduino possui uma chave bem ao lado do tranceiver (em detalhe na foto) utilizada para selecionar se a comunicação será feita utilizando a serial interna do arduino (UART) ou uma serial por software (chamada DLINE) .

Para facilitar eu utilizei a UART, mas é necessário chavear para DLINE sempre que for reprogramar o Arduino.

 

Existe também uma chave de reset, que reseta o tranceiver e o Arduino.

 

O software é muito simples, funciona praticamente como uma serial sem fio, tudo que é enviado de um lado sai no outro tranceiver (se estiver na área de cobertura do sinal), existe um modo de API mas não cheguei a utilizar.

 

Nos testes consegui uma taxa bem alta de transferência até uns 20 metros, depois dessa distância começa a perder alguns pacotes. Esse kit é de 1mW, existem outros mais fortes que chegam a 200 - 300 metros.

 

É uma ótima opção para quem precisa uma comunicação sem fio de fácil utilização.

 

O próximo passo agora é implementar um protocolo de comunicação com controle de fluxo, retentativas, cálculo de checksum e reinicio de transmissão.

 

Abraços

 

Bruno

Exibições: 770

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço