Máquina que Faz Filamentos Para Impressoras 3D.

Após adquirir uma impressoras 3D, um dos maiores custo que você terá é com relação ao filamento de plástico (ABS e o PLA) que da forma as peças que imprimidas.

O custo do material não é elevado, o grande problema e depois do beneficiamento que ele recebe para se transformar em filamento o preço chega a aumentar 10 vezes.

Com foco em solucionar este problema, promoveram um concurso chamado Desktop Factory Competition para desenvolvimento de uma extrusora para fabricação dos filamentos e o projeto que ganhou foi feito por Hugh Lyman e é mostrado no vídeo.

O objetivo era criar uma máquina com até $250 dólares e Lyman fez isto muito bem, pois desenvolveu um controlador PID que controla um parafuso sem fim e a temperatura do bico de saída.

Você pode ver mais detalhes de como fazer sua esta extrusora no thingiverse.

Exibições: 22366

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Henrique Vilela em 18 junho 2015 às 8:16

Bom dia pessoal! A ideia é realmente incrível, mas o processo é muito mais crítico do que parece. Desenvolvi minha primeira extrusora de laboratório em 2012. De lá para cá um projeto de pesquisa se tornou uma oportunidade comercial. Foram anos. Entendo os motivos pelo relativo alto preço da matéria-prima. Mas pensem também... não pagamos absurdos R$50,00 a R$100,00 por mls de tinta para impressora convencional? Nesta semana lançamos no mercado a 3D Fila (http://www.3dfila.com.br) com o objetivo de tornar a Impressão 3D mais acessível. Lançaremos novos materiais (muitos em pesquisa e desenvolvimento) e cores constantemente! Boa sorte! É um projeto realmente desafiador e interessante!

Comentário de Wagner Felix Pereira de Souza em 11 junho 2013 às 8:43

Hender, acho que o problema é porque pra fazer o filamento demora muito mais que pra impressora imprimir, o processo separado ainda é melhor idéia.

Comentário de Hender em 11 junho 2013 às 7:56

Porque não colocar  esse sistema direto na impressora. Vai fazendo o filamento e usando, poupa um processo.

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 8 março 2013 às 10:17

E o que estamos esperando???? Eu quero a minha extrusora....Buááááááááááá....

 

Eu só vou poder me dedicar a algo assim depois que terminar a minha mini-router...uma coisa leva a outra.

Comentário de Wagner Felix Pereira de Souza em 8 março 2013 às 9:21

Euclides, nao tenho certeza, mas to achando que esses copinhos, os pratinhos e os talheres descartaveis de festa são ABS, voce tem razao...

Comentário de Wagner Felix Pereira de Souza em 8 março 2013 às 9:20

Pior(ou melhor) é que varias coisas "descartaveis" que usamos no dia a dia são em ABS... Suporte de insetisida automatico, talheres descartaveis, tampinhas de leite longa vida, tampinhas de garrafas de refrigerante PET.

E se voce tiver uma impressora 3D que suporte o ponto de fusao do PET entao, nossa, ai é maravilha! PET é o que mais tem por ai!

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 7 março 2013 às 23:32

Simplesmente impressionante!!!!

Agora ninguem ficará na mão das grandes empresas.

Vão proibir o "uso indiscriminado de plástico" a qualquer momento...

Se não tiver as "mãozinhas" de algum apaniguado de algum político no meio para se beneficiar dessas coisas, não tem dinheiro para a campanha política.

Agora a pergunta: ABS é aquele plástico da qual se fazem copinhos descartáveis de café e refri em Buffet?

Se sim, bão, senão bão tambem...precisamos pensar em testar estes plásticos com uma extrusora e depois em uma I3D.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço