INCORPORANDO A BIBLIOTECA DO ARDUINO AO ECLIPSE

Motivação

O Arduino veio para simplificar a programação de microcontroladores. Além de não precisar de gravador devido ao bootloader, seu Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) permite o uso de C++, que amplia as possibilidades de projetos. Tal ambiente traz bibliotecas que facilitam o uso e encurtam o tempo gasto para iniciar um projeto.

Contudo, esse ambiente é limitado em ferramentas. Quando o projeto toma grandes dimensões, o IDE do Arduino deixa de exercer seu propósito facilitador, apesar de suas bibliotecas ainda serem muito úteis. Dessa forma, busca-se o uso de IDEs mais completos, juntamente com essa poderosa biblioteca.

A primeira opção que vem a cabeça é usar o IDE da Atmel, o AVR Studio. Todavia, esse ambiente de desenvolvimento não compila C++, logo as bibliotecas do Arduino não são suportadas. Outra ideia é fazer uso do Eclipse.

O Eclipse é um IDE de código aberto (Open Source), feito em Java, que pode ser usado para o desenvolvimento de muitas linguagens. Ex.: PHP, Java, Python, HTML, C/C++, etc. Ele foi inicialmente desenvolvida pela IBM, e depois foi doado para uma comunidade de software livre.

Entre as vantagens ferramentais oferecidas pelo Eclipse está a de rodar em vários sistemas operacionais e a de facilitar a busca por funções e definições. Ele trata os arquivos adicionados ao projeto de forma integrada. Assim, basta mandar fazer uma procura e você encontrará o quer, independente de em qual arquivo o objeto esteja. Outra vantagem do programa é que seu desenvolvimento é todo baseado em plug-ins. Um deles é o AVR Eclipse plug-in.

A ideia é essa: usar o IDE Eclipse como ambiente de desenvolvimento e criar uma biblioteca estática que armazene todas as funções incluídas no IDE do Arduino.

Para ler o tutorial completo, clique aqui.

Exibições: 2467

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Jefferson Moro em 16 maio 2011 às 21:08

Fala Renato,

Cara, de acordo com esse material http://www.embeddedcraft.org/free8051.htm , é possível usar o Eclipse junto ao 8051. E esse http://kr3l.wordpress.com/2008/11/02/using-eclipse-for-pic-developm... diz como fazer isso para o PIC. Eu digo a você que é possível adaptar as bibliotecas do Arduino ao PIC e ou 8051. Todavia, ter-se-ia que mudar praticamente todas as funções, afinal de contas, em alto nível temos C/C++ puro, mas mais em baixo temos atribuições a registros que são diferentes para cada chip. Ex  PORTC | = 0x01; para o atmega328, e P1OUT |= 0x01; para o msp430. Resumo: possível deve ser, mas dará muito trabalho. Mas não desanime, quem falou que a vida é fácil?

Abraço

Comentário de Marcelo Rodrigues em 16 maio 2011 às 11:00

Nossa! Muito bom isso Jefferson. Parabéns!

Vou twittar para a galera conhecer esse trabalho.

 

Abraço!!

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço