Horímetro 3.2 ou "Uma outra maneira de ver as horas"

Conheci o Arduino na web meio por acaso, e fui infectado mortalmente depois de ver os incríveis projetos que foram  disponibilizados, principalmente no Youtube.
Dentre os que mais me deixaram fascinado foram os que utilizavam mostradores analógicos de multímetros para expressar horas, minutos e segundos, muito originais. Me pareceu coisa do outro mundo.
Isso me levou a de fato comprar o Arduino.


Pesquisando os vários projetos, vi que de fato não era nada difícil fazer algo semelhante com um mínimo de conhecimento sobre esse hardware.

Baseei meu projeto num artigo de Gene Scogin (makezine.com), entre outros, mas com minha própria interpretação, já que simplifiquei bastante o código.

 

Para reduzir custos  e dar um toque pessoal resolvi criar algo um pouco diferente, utilizando um mostrador para horas e outro para minutos e segundos, alternadamente. Ou seja o mostrador compartilhado mostra os minutos com o ponteiro estático por 3,5 segundos e depois mostra os segundos pulsando por 5 segundos. (vejam o vídeo)
Estático = minutos, pulsando = segundos.


Ex.: O ponteiro pulsa de 0 a 5 segundos e depois para no minuto correspondente por 3.5 segundos, depois pulsa dos 10 aos 15 segundos e mostra os minutos por 3.5 segundos... (Os 1,5 segundos perdidos são necessários para estabilizar o ponteiro na nova escala a ser mostrada.)

 

Para simplificar o entendimento do código não adicionei ao projeto a parte que coloca botões para acerto do relógio, devendo os parâmetros iniciais (Horas e minutos) serem declarados explícitamente no início do sketch.

Prós:
1 – Um belo artigo de decoração para deixar os curiosos “babando”.
2 – Um projeto de baixo custo, pois excetuando o Arduino, pode-se comprar um multímetro analógico a partir de R$ 10,00. Eu preferi gastar um pouco mais (R$ 22,00 cada) e comprar multímetros maiores para melhor apresentação.

Alem desses custos acrescentar mais 1 resistor (78kohm) e um trimpot(50kohm) para -calibrar- cada mostrador.

Contra (?):
1 – Não tem precisão de cronômetro, posto que, para baratear o projeto, não utilizei um RTC(Real Time Clock). Mas a precisão é MUITO BOA levando isso em consideração, e em caso de imprecisão é fácilmente contornável, alterando algum –delay- para mais ou para menos, conforme o caso, em 1 ou 2 milissegundos por vez.
2 – Consumo razoávelmente elevado. Poderia (e pode) ser alimentado por pilhas, mas acho que a duração seria apenas próxima a uma semana, mesmo usando pilhas grandes, motivo pelo qual preferi usar alimentação externa.
3 – Mostradores analógicos não são perfeitamente lineares em seu percurso, ocorrendo algumas aparentes incorreções, principalmente no início e no fim da escala, embora os valores gerados e enviados pelo Arduino estejam corretos. Esta deficiência fica mais evidente na escala de zero a 5 e acima de 55 no mostrador de minutos/segundos.
4 – Os “displays”, por serem componentes mecânicos e delicados são sensíveis à temperatura ambiente, que acarreta maior ou menor tensão na mola do ponteiro, viscosidade do lubrificante do eixo, desgaste pelo uso constante, etc.. perdendo um pouco a sua precisão, que já não é das melhores, mas conforme citei, não é um cronômetro, e sim uma peça de decoração.

Existem muitas maneiras de fazer um relógio analógico, esta é apenas mais uma delas.

Abaixo links para o sketch e vídeos de demonstração.

Espero que apreciem.

Lauro Becker

 

Sketch do Horímetro 3.2

Horímetro 3.2 - Visão Geral

Vídeo com o Horímetro 3.2 funcionando

 

Imagens da "coisa":

(P.S.: Se minha mulher perguntar onde foi parar a gaveta coletora de cubos de gelo do freezer, desconversem...)

 

 

 

 

Exibições: 2250

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Alan Santos em 14 setembro 2012 às 9:20

Parabéns! muito bacana.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço