Gerador elétrico acionado por variação de temperatura

Um dispositivo que gera energia elétrica a partir de pequenas mudanças na temperatura do ar poderá ser a solução para alimentar sensores ambientais e equipamentos plugados à Internet da Coisas.

Chen Zhao e seus colegas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, encheram um pequeno fole com gás cloroetano, que se expande e contrai fortemente ante pequenas flutuações de temperatura.

A equipe diz ter sido inspirada a desenvolver seu sistema de "colheita de energia" depois de ler sobre o relógio Atmos, desenvolvido pelo inventor suíço Jean-Léon Reutter em 1928.

O relógio tinha um fole cheio de cloroetano e um mecanismo anexo que dava corda no relógio. Uma alteração na temperatura ambiente de apenas 1 °C era suficiente para manter o relógio funcionando durante dois dias.

A equipe agora está tentando melhorar a potência de saída e diminuir o tamanho do seu gerador para a dimensão de uma pilha.

Zhao afirma que o gerador pode funcionar continuamente por décadas sem qualquer manutenção, o que o torna ideal para alimentar sensores instalados em locais de difícil acesso, onde a troca de baterias é um inconveniente.

Para mais informações clique aqui.

Exibições: 400

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço