Fazendo uma carga resistiva para testar nobreaks, estabilizadores ou geradores

         Vejo que o uso de carga líquida para testes de nobreaks e estabilizadores ainda é um mito entre alguns técnicos, alguns acham que é perigoso, outros simplesmente nunca ouviram falar nisso, e ainda tem outros que pensam que o cliente vai ficar horrorizado quando ver você colocando tres fases energizadas com 380V dentro de um balde com água.

        Apesar de parecer um absurdo pra uns e desconhecida pra outros, a realidade é que, realizada com segurança, o uso da carga líquida para testes de equipamentos é a forma mais portátil para um técnico que trabalha em campo.
é por isso que venho aqui neste post desmistificar o uso desta prática giga de testes, mostrar uma das formas de se criar uma, e ainda descrever como é seu funcionamento. Veja o desenho acima também em http://twitpic.com/hli3r
Material: um pedaço de compensado de 15mm que deve ser cortado com o auxílio de uma serra tico-tico com as medidas mostradas na figura ao lado, três pedaços de cabo 10mm² com uns três metros de comprimento, três varas roscadas de 1/4" com 35mm de comprimento, nove porcas e nove arruelas de 1/4" e três terminais olhal de 10mm²e umas 4 abraçadeiras hellerman. Comece fazendo três furos na peça de compensado já cortada com as medidas mostradas á cima, prenda as varas roscadas com três porcas de um lado e três do outro, depois coloque os terminais nas pontas dos cabos e prenda às pontas das varas roscadas pela parte superior e prenda os cabos à peça de compensado com as abraçadeiras.
Modo de usar: Utilize um recipiente que caiba no mínimo uns 10 litros de água ( o tamanho do recipiente vai depender da potência da carga que você vai simular), encha com água, e dissolva na água um punhado de sal. misture bem à água. ligue os cabos da giga de testes à saída do equipamento, e mergulhe bem devagar as pontas das varas roscadas na água, acompanhando com um multímetro na escala de corrente em um dos cabos até alcançar a potência desejada. Assista ao vídeo aqui
OBS: Lembre-se que a água aquece muito rápido, então, se for testar equipamentos com altas potências, recomenda-se a utilização de uma caixa d'água por exemplo. Principalmente se quisermos testar por um longo período. Quando a água esquentar muito, pode-se esperar esfriar ou simplesmente trocar a água. "Santos, J.C. (técnico em eletrônica)"

Exibições: 4705

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço