Esta montagem a fiz em 2 horas. É um circuito embutido numa tomada de parede 2x4 onde ao apertamos o botão de disparo é alimentada a tomada com 110 ou 220 VCA por 5 minutos (ou valor que programarmos no sketch-IDE Arduino). Após este tempo a tomada é desalimentada, desligando o equipamento que poder ser, respeitando as devidas correntes e tensões, uma torradeira, sanduicheira, liquidificador, etc.
Calculei 5 minutos devido ao tempo que uma sanduicheira leva para fazer um misto quente, mas este valor pode ser modificado a seu gosto.
Esta temporização conseguida apertando o botão externo no espelho mas pode também ser acionado via "software" em paginas html/php pela internet ou pela rede local. Também fiz aplicativo android (HelpIdoso V.xx) que acessa vários IOTs inclusive este.
Caso queiram o sketch (IDE Arduino) deste projeto entre em contato.
Esta ideia tranquiliza os parentes de idosos (principalmente com Alzheimer) sobre os riscos.
RELAÇÃO DE PEÇAS:
01 tomada para pinos (fêmea) de embutir 2x4 com seu espelho .
01 fonte de alimentação de 110/220 Vca X 5 Vcc (miolo de carregador de celular serve).
01 modulo de relé com regulador 5Vcc/3,3 Vcc e soquete para ESP8266.
01 Circuito ESP8266-01
01 LED cor vermelha ou verde
01 resistor de 33KOhms 1/2 watt (110 V) ou 67 kOhms 1/2 watt (220 V)
01 Diodo 4007
Link para copia TXT do sketch: http://www.olintronica.com/ESP/Tomada_temporizada.txt
FOTOS DA MONTAGEM:
DICAS & DIAGRAMAS
COMO ACESSAR
Aplicativo Android ou pagina HTML/PHP
Obrigado pela atenção.
Quaisquer duvidas estou a disposição.
Protótipo já em operação na minha casa.
Comentar
Isto mesmo Diones. Alguns modulos de relé (relé, conversor CC/CC (5v/3.3v) e soquete para ESP8266 Versão 1.0 precisam de resistores polarizadores para funcionar. O ideal é o modulo versão 4.0. Abs
Boa tarde meu nobre. Vc teve algum problema para usar esse módulo com rele e esp8266? o meu não ligava o esp. Li que tem que soldar alguns resistores nele é isso mesmo?
Bem-vindo a
Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)
© 2023 Criado por Marcelo Rodrigues.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!
Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)