Tutorial Ligando LEDs no ESP8266 via CloudMQTT

 

 

Se não tiver, você deverá abrir uma conta grátis no website do link abaixo:

https://www.cloudmqtt.com/

 

Após abrir a conta você deverá criar no painel de controle uma nova instancia, dar um nome e preencher os campos, é simples, imagem ilustrativa abaixo.

Depois de criar a estancia clique no botão details

Ira ver esta tela, copie os 3 itens que estão tampados para não revelar meus dados, abaixo um exemplo, user, Password, e Port, e cole cada um deles nos lugares correspondentes no código, o mesmo lugar onde irá a senha e nome de sua rede também, veja no mosaico verde o trecho do código que me refiro.

const char* ssid = "rede";

const char* password =  "senha";

const char* mqttServer = "server";

const int mqttPort = port;

const char* mqttUser = "user";

const char* mqttPassword = "password";

Role a página para baixo e clique em save.

Role a página mais abaixo e crie uma nova regra, o seu nome de usuário para esta regra vai estar no campo User, se você criou mais de um nome pode selecionar qual quiser clicando na seta da caixa de menu, de um nome a seu tópico e marque Read Access clique em Save para salvar e vai ver algo similar a figura 2. Três setas no desenho abaixo indicam os campos a preencher.  

Figura 2

Role a página para cima e clique no botão Websocket UI


Na página Websocket que irá ver depois de clicar no botão.

Se estiver usando o código deste tutorial, digite LED em Tópico e digite a mensagem que deseja enviar, L1 Liga o LED 1 D1 desliga o LED 1 e assim em diante tal como no código, depois de escrever o tópico e digitar o que deseja enviar, clique no botão Send, dependendo do que digitar ligara ou desligara o LED correspondente conforme está no código.

Lembre-se cada depois preencher os campos e clicar em Send, você verá a mensagem enviada tal como na figura 3, e no monitor serial a mensagem enviada, ao mesmo tempo que vera a ação desejada no seu ESP8266 e o LED correspondente. Esta interessante? Assista o vídeo, e na descrição do mesmo baixe o projeto completo do meu Github.
Projeto Tutorial completo AQUI

Obrigado.

Eng. Carlos kwiek.

Exibições: 2352

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço