Criando uma giga de testes e testando um IGBT

      Consiga uma caixa que caiba uma bateria de 12v/7Ah folgada. consiga também duas lâmpadas dicróicas 12v/50watts, um interruptor, alguns pedaços de fios, um dissipador compatível com o tamanho de um módulo IGBT, umas quatro abraçadeiras, duas garras jacaré e dois terminais fast on. Prenda a bateria dentro da caixa com as abraçadeiras, faça a ligação dos fios, conforme esquema abaixo:

Fure a caixa de forma que dê para colocar e prender as lâmpadas, o interruptor e o dissipador externamente, e um furo para passar para o lado de fora os quatro fios, dois que serão usados para testar os módulos (marrom e branco), esses devem usar as garras jacaré nas extremidades, e dois que serão ligados em paralelo com a bateria e serão usados para carregar a bateria e/ou até mesmo utilizar uma bateria externa (vermelho e preto), que devem usar os terminais fast on nas extremidades.


Veja nessas fotos como fica a giga de testes pronta e sendo utilizada. Acredito que esse post vai servir pra desmistificar um pouco o teste de IGBT's com carga considerável, afinal muitos técnicos acham que esses módulos são muito sensíveis e que eles queimam com facilidade.
O que não é verdade, o problema é que esses módulos são ativados por tensões muito pequenas nos gates, e se eles estiverem no circuito energizado e não tiverem uma tensão negativa no gate
(só pra garantir o zero), eles podem entrar em curto e realmente queimar com muita facilidade, problema esse que não ocorre quando o módulo é testado, com um mosfet de cada vez. Na foto abaixo podemos ver as duas lâmpadas sendo ativadas por um dos mosfets do módulo: 


Já nesta foto abaixo, uma das lâmpadas foi desativada pelo interruptor, ou seja, o mesmo mosfet agora está com metade da carga que estava antes. Vale lembrar, que esses módulos não fazem apenas o chaveamento, eles tmbém controlam a intensidade da corrente que passa por eles, que é diretamente proporcional aos pulsos nos gates, tanto para cortar quanto para saturar. Isto também pode ser controlado quando encostamos os dedos entre o gate e o coletor com mais ou menos intensidade.
Na figura abaixo, encostamos o dedo entre gate e emisor, fazendo o mosfet cortar a corrente passante. Um dos mosfets já foi testado, agora é só mudar a posição dos cabos e repetir os mesmos passos para testar o outro mosfet. Assista ao video que mostra o funcionamento no VÍDEO DO IGBTEST

"Santos, J.C. (técnico em eletrônica)"


Read more: http://blogdosnobreaks.blogspot.com/2009/07/como-criar-o-igbtest.ht...

Exibições: 13229

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço