Controle Inteligente de Iluminação em Prédios Residenciais Através de Cortinas e Lâmpadas

Foi desenvolvido um sistema que poderia controlar a iluminação em um ambiente tornando-o eficiente no uso de iluminação, utilizando a iluminação natural, e consequentemente, diminuindo o consumo de energia elétrica.



O projeto conta com:
• um sistema mecânico para movimentação de cortinas;
• uma placa de aquisição de nível de luminosidade, posição da cortina e saída de iluminação;
• um painel de controle com interface homem-máquina.

No painel de controle encontra-se um microcontrolador encarregado de executar a automação do sistema. O painel final ficará a gosto do usuário, podendo ser pintado, fixado à parede, ou ainda, ser embutido. Pelo painel de controle através da interface homem-máquina, o usuário poderá configurar de forma fácil a data e hora, horários para abrir e fechar automaticamente, a faixa de iluminação adequada, além de outras opções.


Dependendo do local aonde será instalado o projeto, será necessitada uma faixa de iluminação específica para tal. Com isso, o projeto foi desenvolvido com a possibilidade de o usuário poder configurar essa faixa facilmente.

A placa de aquisição é fixada na estrutura do trilho. Nela, através de conectores, são ligados os sensores, o motor, a saída para iluminação do local - no caso, a lâmpada. A placa de aquisição comunica-se diretamente com o painel de controle enviando dados dos sensores, e recebendo comandos para giro do motor e acionamento de iluminação artificial.

Através desse projeto, espera-se que o mesmo seja implementado em residências, escritórios, lojas, e até mesmo em instituições, atingindo significativas reduções no consumo de energia elétrica.


Exibições: 31863

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Orlean Vasconcelos da silva em 14 janeiro 2018 às 19:50

Muito bom , cara!!

Excelente projeto. Vou usar como base. Parabéns!!

Comentário de Gabriel Rocha Gutierrez em 22 julho 2013 às 23:44

Por Gentileza alguém me ajude, tenho um trabalho da faculdade que me pede:


Trabalho : Cortina Automática

A cortina eletrônica deverá possuir 3 posições: aberta, metade e fechada. Seu funcionamento deve ser da seguinte maneira:
- Caso haja muita luz, a cortina deverá fechar completamente;
- Caso a quantidade de luz seja mediana, a cortina deverá ficar entreaberta;
- Caso haja pouca luz ou nenhuma, a cortina deverá ficar totalmente aberta.

Para o desenvolvimento deste projeto, um driver de CD poderá ser usado para simular a cortina; não pode ter microcontrolador.

Os projetos deverão ser apresentados em sala de aula, funcionando e montados em placa de circuito impresso. Além disso, deverá ser entregue um relatório, cujas orientações estão descritas mais adiante.

Obrigado pessoal

Comentário de Alexandre em 19 outubro 2012 às 22:58

Tá próximo do nosso projeto aqui, mas é pra agro-industria, entao o funcionamento é bem diferente.

Na parte mecanica de movimentacao da cortina, vamos usar moto-redutores, que são na verdade o mesmo que o Leon Diniz tá descrevendo, mas já tudo montado numa máquina pronta.

Comentário de leon deniz em 25 fevereiro 2012 às 9:44

antes tarde do que nunca, para controlar a cortina, instale na parte de dentro uma cremalheira, e para o motor instale um pinhao na ponta do motor com as mesmas medidas da cremalheira, simples, basta testar depois os tamanhos dos pinhoes para calcular força e velocidade:

ou da para usar uma corrente e uma catraca igual de bicicleta, flww

Comentário de Filipe Hegaja em 29 julho 2011 às 15:22
Olá, fiz um projeto semelhante utilizando uma cortina. Eu queria se possível dar uma olhada na parte que controla as cortinas, estou com dificuldades e meio sem ideias. Ta tudo feito e tenho os motores, mas gostaria de saber como vc fez para abrir/fexar as cortinas.
Comentário de Grupo Net-Voo em 22 outubro 2010 às 10:24
caraca muito fera Adorei, com uma base de conhecimento poderia ser usado a idéia do projeto para automatizar outras coisas.
Comentário de Laboratório de Garagem em 9 outubro 2010 às 0:35
Olá! Seu projeto agora está na guia "Projetos" do menu principal. Parabéns!

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço