Construindo um transistor de uma única molécula

Uma equipe internacional de pesquisadores demonstraram pela primeira vez que uma molécula pode operar como um transistor de efeito de campo (FET). A equipe publicou os resultados na Nature Physics de Agosto de 2015.

Os experimentos foram realizados em Berlin no Paul-Drude-Institut für Festkörperelektronik (PDI), com a ajuda dos pesquisadores da Free University of Berlin (FUB), do laboratório NTT Basic Research Laboratories (NTT-BRL) no Japão e do laboratório U.S. Naval Research Laboratory (NRL) Em Washington, D.C.

Os pesquisadores usaram uma técnica demonstrada pela primeira vez pelos pesquisadores da IBM em 1990 quando eles criaram as letras I,B e M movendo um único átomo ao redor de uma superfície de metal com um Um microscópio de corrente de tunelamento (STM). A fim da molécula funcionar como um transistor, os pesquisares tiveram que depositá-la - assim como carregar os átomos de índios que o cerca, formando um portão sobre uma superfície semicondutora ao invés de uma de metal.

Para mais informações clique aqui

Exibições: 493

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de monikcosta em 29 julho 2015 às 17:31

Como seria a estrutura completa desta molécula?  Qual é o substrato utilizado? Os gráficos de tensão e corrente podem ser traçados de que forma?

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço