O Diodo é um dispositivo eletrônico constituído por uma junção PN, isto é, pela união física de material dopado do tipo P (cujo há mais portadores positivos) com um material dopado do tipo N (cujo há mais portadores negativos). A figura abaixo mostra sua junção (a) e o símbolo (b) utilizado na eletrônica.

Se aplicar uma tensão diretamente no diodo, isto é, o positivo(+) da fonte no anodo(junção P) do diodo e o negativo(-) da fonte no catodo(junção N) do diodo, dizemos que este está polarizado diretamente. Se conectar o contrário, dizemos que está polarizado reversamente. A figura abaixo mostra o gráfico de funcionamento do diodo:

No gráfico, o verde significa polarizado diretamente, o azul reversamente e o vermelho é a zona de ruptura, onde se a tensão reversa for maior que |Vbr|, a junção PN do diodo se rompe, em outras palavras, o diodo queima.

Em sinais senoidais, o diodo pode ser utilizado como limitador de tensão, retificadores de meia-onda ou onda completa.

Mas existem outros tipos de diodos: o diodo zener que pode ser utilizado reversamente, diodo emissor de luz(LED), o fotodiodo e o optoacoplador.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_semicondutor

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_Zener

http://eletronicos.hsw.uol.com.br/led1.htm

Livro: Diodos e transistores - Ed. Érica

Exibições: 56895

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Davi Menezes em 7 junho 2014 às 15:18

e para trabalhar com um motor dc de 12 v qual é tipo de diodo necessário? fui a uma loja pedindo um diodo pra trabalhar com esse tipo de trabalho 5v 12v sem saber que havia mais de 1 tipo e mandaram voltar pra pegar o tipo do diodo

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço