Artigo: Dicas de como proteger seu Arduino eletricamente - Parte 5 de 5

Neste artigo (Parte 5 de 5) vamos dar continuidade aos artigos anteriores (Parte 1Parte 2Parte 3 e Parte 4) de como proteger seu Arduino eletricamente. Este artigo mostra mais duas dicas do que não se deve fazer com o Arduino. Caso estas dicas forem praticadas, poderá queimar seu Arduino.

 

    Aplicar tensão maior que 13V no conector de RESET

Ao aplicar uma tensão maior que 13V no conector de RESET, o microcontrolador Atmega328P será danificado.

O conector de RESET está diretamente conectado ao pino de RESET do microcontrolador Atmega328P. O pino de RESET do microcontrolador aguenta até 13V, se for maior que isso danificará o microcontrolador. A figura abaixo mostra o sentido da corrente:

    Excedendo a corrente total que o microcontrolador Atmega328P pode fornecer

Configurando pelo menos 10 portas de I/O's como alto (HIGH) e fazendo com que drene 20mA em cada, por exemplo, um led. A corrente total que o microcontrolador Atmega328P pode fornecer é de 200mA, de acordo com o datasheet). A figura abaixo mostra um exemplo com 10 leds, cada um ligado em uma porta de I/O:

E é isso! Esperamos que tenha gostado! Se tiver dúvidas poste aqui neste blog! Para sugestões de tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas, clique aqui e aqui, respectivamente! Até a próxima!

Referências:

http://arduino.cc/en/

http://ruggedcircuits.com/html/ancp01.html

Exibições: 2426

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço