Artigo: Dicas de como proteger seu Arduino eletricamente - Parte 4 de 5

Neste artigo (Parte 4 de 5) vamos dar continuidade aos artigos anteriores (Parte 1Parte 2 e Parte 3) de como proteger seu Arduino eletricamente. Este artigo mostra mais duas dicas do que não se deve fazer com o Arduino. Caso estas dicas forem praticadas, poderá queimar seu Arduino.

 

    Curto-circuitando o Vin com GND

Se ligar o Arduino e conectar o Vin com GND, dará curto-circuito e queimará o diodo de proteção por excesso de corrente. Se queimar o diodo de proteção, o Arduino ficará desprotegido contra excesso de corrente e poderá queimar a placa. A figura abaixo mostra o sentido da corrente.

    Aplicar uma tensão de 5V externa no conector de 5V com Vin com carga

Como não existe proteção contra tensão inversa no regulador de tensão de 5V, ao aplicar uma tensão de 5V externa no conector de 5V com o Vin com carga, a corrente fluirá no sentido contrário e queimará o regulador de tensão de 5V. A imagem abaixo mostra o sentido da corrente:

E é isso! Esperamos que tenha gostado! Se tiver dúvidas poste aqui neste blog! Para sugestões de tutoriais, clique aqui! Para ver outros tutoriais e projetos desenvolvidos pela equipe LdG e por outros garagistas, clique aqui e aqui, respectivamente! Até a próxima!

Referências:

http://arduino.cc/en/

http://ruggedcircuits.com/html/ancp01.html

Exibições: 3556

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço