LIGANDO SEU ARDUINO NA REDE WI-FI USANDO UM ESP8266-01

Uma boa alternativa para usar a placa Arduino UNO, Mega, ou outras conectado na rede local WI-FI, é usar um ESP8266-01, barato, e amplamente superado por seus sucessores, ESP8266-XX, pode nos auxiliare para substituir a nossa ethernet shield e dar-nos maior liberdade já que não precisaremos de um cabo de rede.

Neste tutorial trato de mostrar como deve ser feita esta conexão.

O circuito

Se você tem uma placa nova, sem usar, ela já estará com o firmware de comandos AT, mas caso você tenha usado para carregar programas com a IDE Arduino, deverá fazer o processo inverso e carregar o firmware original que vem nestes modulo, se não sabe se sua placa está com este firmware, ligue a mesma, abra a IDE Arduino, o PUTTY, ou qualquer outro meio que permita enviar comando via serial, e digite o comando AT, a resposta será OK se o modulo tiver instalado o firmware AT, geralmente com a velocidade de 115200 BAUDERATE.

Se o seu modulo ESP8266-01 tem o firmware AT, basta apenas enviar um comando para deixar a velocidade compatível com a placa Arduino, 9600 Baudios, como explicado mais abaixo, caso contrário, deverá seguir o procedimento explicado neste tutorial.
É importante ressaltar, que o ESP8266-01 servira apenas para conectar o Arduino na rede, e por tanto, salvo a mudança de firmware ou a de velocidade, ou ambas, no ESP8266-01 não será necessário carregar nenhum programa, somente na placa Arduino que conterá além do programa desejado, os comandos para comunicar o ESP8266-01 com a sua rede local WI-FI.

Carregando Firmware com o software da Espressif.

Se isso lhe interessa, e deseja seguir lendo, baixe o tutorial completo no link abaixo no Github.

TUTORIAL COMPLETO AQUI

Assista o vídeo que complementa este tutorial: .

Sds.

Eng. Carlos Kwiek

Exibições: 1405

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço