Esse foi um teste do arduino mínimo, conectado ao computador com uma adaptador Usb Serial Ttl. Cp2102. Foi usado um atmega328p com o booteloader do arduino uno. Abaixo está uma imagem do adaptador.

 

O grande problema para fazer o update de um programa no atmega é que esse adaptador não faz o automático do microcontrolador. Nesse caso tem que ser feito o reset manual no momento exato em que o programa inicia o upload, logo após o mesmo compilar o código fonte.

 

Abaixo está o vídeo desse teste.

 

Exibições: 1020

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de ATmega Arduino em 25 outubro 2012 às 13:37

Olá, gostaria de saber qual é o momento exato para pressionar o reset. tenho o mesmo atmega com UNO e sempre dá o erro: "avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00". Estou montando como esse Breduino, juntamente com o conversor CP2102.

Comentário de Antonio Henrique em 7 dezembro 2011 às 10:11

Pessoal, acabei me decidindo por montar um Breakout USB/Serial, além de me forçar a ter alguma experiência com componentes, soldagem e placas, vou economizar um R$.

Abs

Antonio

Comentário de Eduardo dos Santos Pereira em 3 dezembro 2011 às 13:44

Olá Antônio. No conversor tem uma saída de reset, mas essa saída serve para reiniciar o cp2102 e não o atmega. O pino 28 do cp2102 que deveria ser conectado ao pino 1 do atemega através de um capacitor de 100nF para fazer o reset automático do arduíno. O que não vem pronto nesse conversor. Contudo é possível usar ainda esse conversor. Para isso é preciso pressionar o botão de reset do atmega quando o programa começa a realizar o download para o arduino. Eu irei fazer um outro post falando sobre esse detalhe.

Abs.

Comentário de Antonio Henrique em 2 dezembro 2011 às 16:10

Interessante...

Estou prestes a comprar um conversor como o seu, mas não sabia que para usá-lo precisava resetar manualmente. Você poderia me explica o que acontece exatamente?

Abs

AH!

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço