Apresentando o AutoCLC - Controlador Lógico Configurável p/ automação.

Nesse post gostaria de apresentar o AutoCLC, um controlador lógico destinado a facilitar os projetos que usem algum tipo de automação, sejam estes de automação residencial, protótipos de produtos, de máquinas, inventos diversos, projetos escolares, mecatrônicos, etc.

Sendo um controlador lógico configurável, no AutoCLC não há a necessidade de criar os programas. O controlador já possui programas pré-construídos, os quais são formados por condições lógicas configuráveis.

Isso torna o controlador muito simples de usar e de fácil aprendizagem, pois não requer o conhecimento de linguagens de programação e nem necessita de softwares, drives, cabos de comunicação, etc. Não necessita nem mesmo de um computador PC. Todas as configurações são feitas em uma interface com botões e display de LCD diretamente na própria placa do controlador.

O método para configurar o AutoCLC consiste em desenvolver um circuito elétrico que represente a lógica de funcionamento da automação e depois converter esse circuito nas condições lógicas que são configuradas nos programas. 

Assim, basta conhecimentos básicos de circuitos elétricos para poder usar o AutoCLC na realização dos seus projetos.

Vejamos abaixo um exemplo simples de circuito convertido em configurações.

A e B são dois botões de pulso (push-button), sendo que em A o botão é normalmente aberto (NA) e em B normalmente fechado (NF). Se dermos um pulso em A a saída 1 liga e permanece ligada pelo contato 1 (que é atrelado ao relê da saída 1). Se dermos um pulso em B a saída 1 é desligada.

Para que o AutoCLC execute essa mesma lógica de funcionamento para ligar o relê 1 da placa, basta ligarmos os botões nas entradas A e B do controlador e configurarmos no programa 1 as condições conforme a tabela da direita. Notem que a condição 1 da tabela corresponde aos contatos A e 1 do circuito. Já a condição 2 corresponde ao contato B do circuito.

Na imagem ao lado estão as principais características do AutoCLC. As conexões são todas por bornes com parafusos e a alimentação é 5Vcc.

Na parte superior estão os conectores das entradas e na parte inferior os conectores dos relês.

No display são mostradas várias telas. Algumas telas são apenas para visualizar estados. Na imagem está a tela que mostra os estados das entradas digitais e das saídas. 

Outras telas permitem também a edição de parâmetros. São nessas telas que as configurações dos programas são inseridas.

Na placa do AutoCLC podemos conectar diversos tipos de chaves, botões, sensores analógicos e mesmo alguns módulos eletrônicos, como o de controle remoto por rádio frequência. A maioria dos sensores analógicos disponíveis para o Arduino é compatível com o AutoCLC. A alimentação dos sensores é de 5Vcc.

Cada relê de saída pode controlar cargas de até 7A/127V.

Na página do AutoCLC pode ser baixado o guia do usuário com informações detalhadas sobre a placa e como configurá-la, além de tutoriais de aplicação, dos simples aos mais elaborados. 

Também há alguns vídeos de tutoriais.

Futuramente pretendo postar também aqui alguns tutoriais.

No link abaixo está o vídeo de apresentação do AutoCLC mostrando na prática o que foi falado nesse post.

https://www.youtube.com/watch?v=neqxUKVCyGE

Por favor fiquem a vontade para fazer comentários, postar dúvidas e sugestões.

Um grande abraço!!

Exibições: 367

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço