Exibições: 232

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 17 junho 2012 às 8:30

Milton. Conheço estas formas de expandir o número de portas ou aproveitar melhor as existentes. Estou estudando ainda os prós e contras de fazer desta forma (mais circuitos x mais passos intermediários x pinos livres). Não me decidi ainda.

Comentário de Milton Vilela em 17 junho 2012 às 1:13

complementando...

encontrei um circuito que utiliza registradores de deslocamento 74HC595, talvez seja interessante avaliar o preço do projeto para decidir.

As informações de hardware e código estão no link: http://www.efeitonerd.com.br/2012/02/ampliar-saidas-do-arduino.html

Abç

Comentário de Milton Vilela em 17 junho 2012 às 0:29

Ola Euclides,

Seu projeto vai utilizar esse circuito apenas para selecionar um dos motores mantendo os mesmos sinais para direção e step do Arduino?

Me parece que se você utilizar o PCF8574 o numero de portas do Arduino utilizadas para a seleção seria reduzido para duas, que acha?

Até +

Comentário de Eduardo castellani em 17 junho 2012 às 0:25

Parabéns, e obrigado pelas respostas. 

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 17 junho 2012 às 0:15

Agora vc. me pegou, tipo assim: Este Mux aí dá pra montar com uns R$ 10,00 (mais ou menos), o outro CI (que não faz tudo o que é necessário para controlar os motores, ainda são necessários outros para isso) fica em torno de R$ 8,00 (a diferença é muito pequena), e ocupa menos espaço (embora ela seja de um tamanho de 24 pinos; grande para o padrão TTL). A vantagem é ser mais simples (embora não seja para 32) fazer com ele. Mas estou indo devagar, pois estou montando 1 placa em uma protoboard onde não cabe tudo. Então tenho que ir por etapas (etapa da seleção dos motores ou endereçamento do shield, Etapa de memória dos sincronismos, passos e direção comandados, Etapa de potência). Ainda estou começando a segunda etapa. Até mais.

Comentário de Eduardo castellani em 16 junho 2012 às 17:44

E quanto é esse caro? quanto custa esse CI que controla 16 motores? e quanto custa essa solução mais barata, essa placa?

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 16 junho 2012 às 15:53

Estou desenvolvendo um shield para controlar até 16 motores de passo com um Arduino. Estou usando um único CI que permite selecionar os passos de qualquer um dos 16. Mas este CI é muito mais caro que a combinação destes que aí estão (mas economiza espaço na placa). Mas quando for necessário criar um shield para controlar mais motores, aí terei que voltar a esta forma de selecão (mais barata) ou se for mais de 32, fazer o mesmo tipo de montagem mas usando o outro CI (Que sozinho lida com 16 endereços).

Comentário de Eduardo castellani em 16 junho 2012 às 14:53

OK, UTIL COM CERTEZA, mas você esta desenvolvendo? é o seu projeto? 

Comentário de Euclides Franco de Rezende em 16 junho 2012 às 14:45

Em qualquer tipo de circuito que precise "economizar fios" (selecionar um CI em específico que irá receber alguma informação que está vindo por um Bus de dados...). O próprio "endereçamento" em um Bus é para indicar em que posição se vai buscar um dado (quando se trata de um CI). Quando se trata de muitos, existe um endereçamento para os CI´s e um endereçamento para a posição (dentro de um CI específico), senão seriam necessário 1 "fio" pra cada Bit de dados...imagine isso em um computador de 4 Gb ????

Comentário de Eduardo castellani em 16 junho 2012 às 14:37

VOCE DISSE: É usado para se fazer seleção de partes de circuitos ou transferir um dado multiplexado para outro circuito  EM QUE APARELHO SE APLICA ISSO?

 

JA VI QUE ECONOMIZA FIOS.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço