Boa noite. Estou com este relay shield de xbee porém não estou conseguindo fazê-lo funcionar (foto).

Na descrição diz "Capable of controlling 2 relays, with XBBee/BTBee, CC1101 and nRF24L01 wireless interface"

Pesquisei bastante coisa na internet mas ainda não achei alguém que fizesse este shield funcionar com o XBEE serie 2

Alguém aqui poderia me ajudar?

Obrigado. 

Exibições: 341

Respostas a este tópico

Olá Leandro,

    Pra começar deixa eu fazer uma pergunta meio básica:  você sabe que essa placa é uma shield para fazer a conexão entre um radio( xbee ou nrf )  e o arduino,  porem,  que nela só vem o soquete para eles mas não o radio em si não sabe ?

    Bem, sabendo disso vamos começar:

   Pra mexer com uma shield dessas você tem que ter conhecimento sobre um dos radios, ou o xbee ou o NRF24L01, por sinal pode até que seja possível colocar os dois, mas eu não aconselho,  use um de cada vez pra estudar.

   Mexer com xbee em modo AT é algo relativamente simples, procure nos tutoriais aqui do LAB e tem um tutorial ensinando a mexer com eles,  aprenda primeiro a usar essa shield apenas pra lidar com o radio,  provavelmente ela copia os xbee shields, visto que vejo os mesmos jumpers de configuração que tem nessa ultima que citei,  esses jumpers fazem com que quando os dois são colocados em uma posição o xbee possa se comunicar via USB na outra ele libera a serial pra tramitar dados.

    Resumindo,  sua placa no tocante a parte do xbee,  basta você procurar informações sobre a placa XBEE SHIELD e a sua apesar de ter dois reles, é a mesma coisa.

    Já a questão do NRF24L01 é bem mais simples,  a primeira coisa que você tem que saber é qual é o buraquino do pino GND no soquete do NRF24L01 (esse de 8 furos ) ,  muito provavelmente será esse que tem uma setinha apontada pra ele,  mas pra ter certeza, use um multimetro com teste de continuidade, coloque uma ponteira em qualquer ponto GND da placa, e em seguida saia testando buraquinho por buraquinho,  quando achar marque ele.

    Pronto,  no seu radiozinho NRF24L01 você ira perceber que o unico pino que tem um quadradinho em volta dele é o GND,  basta colocar ele ali e pronto,  tá conectado.

   Agora vem o problema B,  você vai ter que identificar pra qual biblioteca do nrf essa placa foi projetada, pra saber isso veja a tabela abaixo,  o que muda de uma biblioteca pra outra são os pinos CE e CSN,  na biblioteca RF24 por exemplo, ele são o 9 e o 10,  os outros pinos são padrão, já esses dois você ira ter que configurar no codigo, pra identificar use o mesmo truque do multimetro.

  Pronto, identificada a biblioteca, agora voltamos ao mesmo problema inicial,  você vai ter que estudar sobre ela pra poder usa-la.

   Pra finalizar vem a questão dos relês,   assim como todo o restante citado,  você vai ter que aqui tambem usar um potenciometro pra achar quais pinos ativam eles,  provavelmente vai ter um transistor no meio do caminho,  a outra forma é criar um sketch onde você vai testando porta por porta,  aquela que fizer o rele bater é essa ai.

bem agora é estudar.

  

Signal

RF Module

COLOR

Arduino pin for

RF24 Library

Arduino pin for

Mirf Library

MEGA2560 pin

RF24 Library

Arduino Pin for

RH_NRF24

RadioHead Library

MEGA2560 Pin for

RH_NRF24

RadioHead Library

GND

1

Brown

GND *

GND

GND *

GND *

GND *

VCC

2

Red

3.3V *

3.3V

3.3V *

3.3V *

3.3V *

CE

3

Orange

9

8

9

8

8

CSN

4

Yellow

10

7

53

10

53

SCK

5

Green

13

13

52

13

52

MOSI

6

Blue

11

11

51

11

51

MISO

7

Violet

12

12

50

12

50

IRQ

8

Gray

2 *

per library

N/C

N/C

                       

Olá Weider. Meu problema com esta placa é fazê-la funcionar sem o arduino. Meu esquema é mais ou menos assim. Tenho um arduino ligado a um xbee serie 2 que será o mestre. Tbm tenho o xbee escravo, ligado a esta placa e sem o arduino. Este escravo receberá o sinais do xbee mestre e fará N função.

Só que estou tentando ligar a placa Shield sem o arduino e não estou conseguindo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço