Tem gente que defende que a invenćão do computador comećou com a Pascaline. Outros, defendem o tear de Jacqard ou a Hollerith, outros ainda atribuem à invenćão do ábaco na antiguidade.

Eu defendo que as origens da computaćão remontam à idade da pedra, mais precisamente ao final do Paleolítico ou início do Neolítico, quando o homem aprende a domesticar animais para extrair leite, couro e carne, especialmente as cabras.

Ocorreu que, para saber quantos animais possuía, o homem precisou aprender a comparar quantidades, utilizando inicialmente os dedos, para saber se algum animal havia sido roubado por grupos rivais ou devorado por predadores. Comparava a quantidade de animais com a quantidade de dedos nas mãos e pés. Por isso contamos numa base decimal até hoje (embora os mesopotâmicos utilizassem uma base diferente).

O problema comećou quando alguém conseguiu juntar mais de 20 animais. Simplesmente não havia dedos suficientes.

A solućão foram as pedras: separando os animais um a um, fazendo-os passar por uma fresta nas rochas, a abertura de um cercado ou a entrada da caverna. Para cada animal que passava, uma pedra (também podia ser uma concha, conta ou semente) era colocada num saco de couro, logo pela manhã quando os animais precisavam ser soltos para a pastagem.

A noite, novamente eram contados comparando a quantidade de animais à quantidade de pedras naquele saco de couro que, acredito, tenha sido o primeiro dispositivo fabricado com a finalidade de contar qualquer coisa. Se sobrasse uma pedra, faltava um animal e era necessário tomar providências, como procurar o animal que faltava, ou preparar-se para a guerr ou caćar um predador.

Desculpem-me pela falta de referências, não as tenho aqui, e se alguém tiver mais histórias sobre os primórdios da matemática me ajudaria muito, pois trabalho na alfabetizaćão digital de crianćas, uma atividade muito recente nas escolas públicas, e este tipo de história tem ajudado muito a fazer as crianćas entenderem a relaćão entre matemática e informática.

Exibições: 38

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço