Olá, o projeto consta em criar um plano em acrílico, colocar uma reta Y com 3 leds (para mostrar 1, 0 e  -1). Uma reta senóide X, com 5 leds (para mostrar 0,  π/2,  π, 3 π/2 e 2 π). e uma circulo trigonométrico para mostrar onde está o ângulo no momento (usando leds para os 4 principais angulos(0º/360º,90º,180º,207º)).

Assim, quando no circulo trigonométrico estiver em 0º, o led no eixo X e eixo Y deverá acender no 0.

Quando no circulo trigonométrico estiver em 90º, o led no eixo X deverá estar em  π/2 e o led no eixo Y deverá estar em 1.

Quando no circulo trigonométrico estiver em 180º, o led no eixo X deverá estar em  π e o led no eixo Y deverá estar em 0.

Quando no circulo trigonométrico estiver em 270º, o led no eixo X deverá estar em 3 π/2 e o led no eixo Y deverá estar em -1.

Quando no circulo trigonométrico estiver em 360º, o led no eixo X deverá estar em 2 π e o led no eixo Y deverá estar em 0.

Alguém já fez algo do gênero? ou tem alguma dica para me falar? Ou tem a programação?

Segue em anexo o modelo do projeto, para melhor entender.

Tenho um motor para fazer a rotação da flecha do circulo, sensores (de impressora), o arduino UNO, e um kit pra arduino simples.

Exibições: 1852

Respostas a este tópico

Cara axo que isso é facinho de fazer, vc pode até mesmo ficar alternando entre 5 pinos usando um delay entre eles que é recebido de uma variável analogRead, e então ligar 2 ou mais leds com os devidos resistores nos mesmo pino.

ou pode controlar os 11 leds individualmente.

talvez se seu foco for dar uma estudada em eletronica tbm, experimente fazer o projeto usando um timer 555 algumas portas "or" e um contador devem funcionar sem precisar programar o microcontrolador. Assim vc economiza em circuitos, nao precisa progrmar então fica mais fácil de montar numa pci dentro da caixa, e de quebra ainda aprende uma boa dose de eletronica analógica e digital.

Vou verificar isso. Obrigado pela atenção.

Olá Elton

Muito boa sua idéia, parabens ! vou lhe deixar alumas sugestões e me disponho a ajudar no que me for possível.

Use duas entradas do conversor A/D, do atmega 8 para as retas X e Y,  para dois potenciometros a princípio variando a tensão de 0 a 5V

Monte um encoder digital de 2 bits, para os angulos (posso lhe enviar o esquema). e conecte-o a duas entradas digitais.

abços

Muito obrigado, se enviar o esquema para elton_bem@yahoo.com.br eu lhe agradeço.

Vou me reunir com a minha equipe e apresentar essas idéias.

E lhe informo como foi estabelecido o planejamento do trabalho.

 

Ok ai vai

 

Poste as duvidas

 

Lista de materiais

 

Aspecto

 

Esquema

 

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço