Iniciado por Enio Benatti 29 Fev, 2012. 0 Respostas 5 Curtiram isto
Meu velho adorou ! agora ele colhe tomates fresquinhos direto do muro de casa , e de graça !Continuar
Comentar
Prezados membros do grupo hidroponia.
É um grande prazer ser membro desse grupo, me coloca a disposição para colaborar com projetos e em projetos já existentes. Sou químico e trabalho com análise e reaproveitamento de águas e desenvolvimento de eletrodos seletivos (eletroquímica).
Saudações
Antonio Giffoni
Euclides Franco de Rezende isso ja existe, porem nada impede de criarmos uma mais em conta inclusive automatizada.
Já pensaram em um kit de montagem de Horta? Como a maioria dos terrenos (cidades) tem quase um padrão de comprimento, poderia-se pensar em um kit de 5 ou 10 metros de comprimento por 1,8 de altura que pudesse ser colocado nas laterias dos corredores (como o que aparentemente o Enio fez). E com as fórmulas distribuidas em pó (bastaria mosturar a água). Isso já existe?
Enio...eu tenho vastos materiais de hidroponia e sou um fã numero 1 pois desde começou a hidro aqui no Brasil (1993) eu to sempre ligado a ela, inclusive com pesquisas junto a Embrapa, IAC, IAPAR que são grandes orgãos renomados em pesquisas agropecuaria, inclusive eu do treinamentos para o SENAR na area de hidro.
Por isso to aqui para desenvolver este projeto com vc, pois ja é um sonho antigo em automatizar a hidroponia, pois ja ate tenho uma discussão aqui no lab sobre isso.
Sobre as receitas eu tenho uma que uso e meus clientes tambem e ate agora vem funcionando muito bem, haja vista que o menor cliente meu vende 500 pes alface dia.
To aqui a disposição e ate poderiamos combinar uns encontros e umas palestrar sobre o assunto.to disposto.
Grato
Enio. Eu sabia como é feito a Hidroponia (com água óbvio), desconfiava de pormenores como os nutrientes (claro, todo ser vivo precisa deles). Mas não achava que chegasse a este ponto (se a planta não "comer" vitamina "X" em determinada quantidade ela "fica dodói"...rsrsrsrsss...).
Mas achei super bacana isso, e tem uma parte lá na Bíblia que diz que haverá fome. Só se a raça humana for muito burra mesmo. Temos os inícios (conhecimentos), meios (dinheiro e disposição, pois não é algo tão difícil assim...), só precisamos dos finalmentes: Parar de destruir espaço vital para as outras espécies e passar a produzir alimentos sem as desvantagens dos métodos atuais.
Se não me engano foi com estes tipos de conhecimentos que foi possível a Israel produzir alimentos em larga escala no meio do deserto quando a turma lá chegou em 1900 e rolhinha com guaraná. Imagine o que Moisés "aprontou" naquela época pra ficar 40 anos no meio da areia...????
Até a próxima.
Euclides,
As plantas , plantadas no solo , absorvem somente Ions dos sais dissolvidos na água que umedece o solo.
O solo propriamente dito não participa ativamente na alimentação da planta , exceto como estrutura se suporte mecânico das raízes , etc.
O problema é que controlar a composição quimica do solo é um problema complexo , pois há um sem numero de minerais a considerar , dependendo do solo.
Com a Hidroponia , vc só dissolve na água , os sais minerais que sabidamente são necessários para o desenvolvimento daquela planta em particular , otimizando o crescimento da planta e o consumo dos minerais , que se fossem lançados no solo , seriam lavados pela chuva , e seriam em grande parte desperdiçados.
Toda planta precisa de duas classes de sais minerais , os macronutrientes e os micronutrientes.
Os macronutrientes são a famoza mistura NPK (N=nitrogenio , P=Fosforo K=Potassio) . estes elementos devem estar presente na agua sob a forma de Ions N=ion nitrato , P=ion fosfato e K= ion Potassio.
O sal utilizado não é importante , desde que ofereça à solução o ion necessário.
Os macronutrientes são consumidos em grande quantidade pelas plantas e são responsaveis por 99% da condutividade da solução.
Eu uso um condutivimetro (eu mesmo fiz) para medir a salinidade da solução e saber a hora de adicionar mais sais , ou jogar tudo fora e fazer uma solução nova ( os sais são baratos ).
Os micronutrientes , por outro lado devem estar presentes em concentrações minimas , milhares de vezes menos que os macronutrientes , mas não podem faltar , senão as plantas não se desenvolvem.
Como a concentração dos micronutrientes é muito baixa , é quase impossível medi-la na solução , por isso as vezes é mais negocio jogar a solução fora e fazer uma nova , calibrada com a receita utilizada.
Existem milhares de receitas diferentes na Internet , para cada planta , com performances e custos diferentes também.
O desafio é conseguir a melhor receita , e faze-la funcionar.
A minha receita não é das melhores , estou ainda procurando uma receita melhor.
A nova Horta , associada ao meu aquário ( serão 2 de 200 litros cada ) , vai ser diferente , pois parte dos nutrientes virá da decomposição dos dejetos dos peixes , e a receita deverá ser totalmente diferente , assim como os métodos de controle. Pura pesquisa , he he he.
Mesmo assim , os tempos de irrigação ,temperatura, medição de salinidade , PH , Oxigenio dissolvido , deverão ser monitorados , e aí que pretendo usar o ScadaBR associado ao arduino.
Acredito ser importante colocar também uma Camera , de modo a fotografar as plantas , diariamente e construir um "filme" onde se poderia observar como as plantas se desenvolvem , e comparar com os dados capturados pelo ScadaBR para avaliar o crescimento em função dos parâmetros monitorados.
De posse destes dados todos é então possível alterar a receita ( sem chute !) e ver como as plantas se comportam , otimizando a receita .
Por enquanto é só.
Tem uma literatura vasta na net , para quem quiser fuçar.
Abração.
Enio.
Enio. Explica pra gente como funciona a Hidroponia. Quais os aspectos básicos de se alimentar as plantas com fluidos, como funciona o circuito, como se analisa o consumo pelas plantas (estão se tornando quase animais...rsrsrsss...) dos nutrientes, como eles são repostos no fluido, balanceados, a necessidade de alternâncias (água, nitratos, etc...). Obrigado.
Que bacana, Parabéns!!!
Sim eu e meu pai montamos , eu fiz os controles eletronicos e a química e o velho construiu os suportes , instalou os tubos , o telhadinho etc.
Estou fazendo outra na minha casa , desta vez combinada com um aquário , pois manter a solução hidropônica bem balanceada enche o saco , vamos ver se fica melhor com o aquario ajudando.
Bem-vindo a
Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)
© 2023 Criado por Marcelo Rodrigues.
Ativado por
Você precisa ser um membro de HIDROPONIA para adicionar comentários!