Salve,

Hoje recebi as minhas fontes ajustáveis para protoboard, e, logo que cheguei em cas do trabalho, passei aos testes com a ESP8266. Para começar, segui seu tutorial, na esperança de conseguir mandar os comandos AT.

Conexões das placas (ESP8266 e FTDI):
-------------------------------------
ESP8266-3.3v --> no trilho (+) ligado na Fonte ajustável para protoboard,
ESP8266-GND ---> no trilho (-) ligado na Fonte ajustável para protoboard,
ESP8266-RX ----> TX do conversor
ESP8266-TX ----> RX do conversor
ESP8266-GPIO0 -> "Flutuante" para ligar no trilho (-) ligado na Fonte ajustável para protoboard (como no seu vídeo tutorial).

Uma diferença que notei, foi que hoje, consistentemente eu consigo a conexão da porta serial, o que antes não ocorria. Basta que eu conecte o cabo USB ao computador para que a IDE do Arduino reconheça a porta serial.

Conectando o cabo USB, o LED de alimentação da placa FTDI fica aceso. Ligando a fonte da protoboard, o LED de alimentação da ESP8266 também fica aceso. Nos dois casos era o esperado, só informo para que não haja dúvidas.

O monitor serial abre sem problemas, mas não responde aos comandos AT. Na verdade mandei apenas o AT "simples", sem parâmetros, que deveria retornar "OK", mas não o fez. Testei em todas as velocidades disponíveis, sem sucesso.

Como estava com tudo ligado, resolvi carregar um sketch, apenas para testes. Comectei o GPIO0 no trilho (-) da protoboard e executei o carregamento, com aquele velho erro: "warning: espcomm_sync failed error: espcomm_open failed". Imagem abaixo:

Porém, notei que o LED azul, que indica o carregamento do sketch ficou apagada. Como eu já tinha lido em algum lugar que, às vezes, invertendo RX com TX resolve o problema, executei outra carga após fazer a inversão mencionada. O resultado final foi o mesmo erro, mas, nesse caso, o LED (azul) de carregamento, piecou em sincronia com o LED vermelho da placa FTDI.

Como o LED (azul) de carregamento apresentou atividade com a inversão RX <-> TX, abri o monitor serial e refiz o teste do comando AT em todas as velocidades disponíveis, mas também sem obter nenhuma resposta. Em nenhum caso (nem antes da inversão) recebí "lixo" como resposta.

Executei esses testes com duas placas ESP8266 diferentes. Para garantir que a minha placa ESP8266 ainda está operacional, fiz o teste do Blog Arduino-er e conectei meu smartphone ao módulo AI-THINKER_F2186F, onde recebi o endereço IP 192.168.4.2 (totalmente diferente de minha rede Wi-Fi normal). A seguir, reconectei meu smartphone à minha rede normal, conferí o endereço IP, substituí a placa em uso pela primeira que utilizei nos testes e conectei o meu smartphone ao módulo AI-THINKER_2F2E2C7, que a placa disponibilizou, onde recebi o endereço IP 192.168.4.2 (range padrão das redes desses módulos). Esses resultados parecem indicar que as placas estão operacionais.

Nesse ponto resolvi encerrar os testes e postar os resultado na esperança de que vocês possam indicar algum erro ou solução.

Resumo dos testes:

Houve avanços, mas nenhum sucesso digno de nota.

A próxima tentativa será com o "Tutorial - ESP8266 com Arduino Mega", postado pelo Imhugo.


Abrax...

PS: Eu tinha colocado essa(s) postagem(ens) como resposta(s) à msg do Carlos, mas ficou muito confuso, portanto, estou postando tudo aqui e vou apagar la, para não duplicar.

Exibições: 2523

Respostas a este tópico

Carlos Alberto, realmente postar ali na seção PÁGINAS do GRUPO fica meio confuso, pois as novas mensagens são ordenadas antes das mais antigas. Aqui no FÓRUM DE DISCUSSÕES do GRUPO me pareceu mais conveniente fazer novas postagens, até porque tem o mesmo padrão de funcionamento do FÒRUM geral.

Quanto ao seu problema, pegue um multímetro e meça a tensão entre os trilhos (+) e (-) da sua protoboard que estão sendo alimentados pela sua plaquinha reguladora de tensão. É esperado vc obter 3.3volts, confirme pra nós se realmente tem 3.3volts.

Eu também uso essa mesma plaquinha reguladora de tensão.  Nos meus primeiros passos com o ESP8266, eu também obtinha um monte de lixo no serial monitor. Foi quando eu li em algum lugar que esse monte de lixo era por causa da baixa tensão na alimentação do ESP8266. Percebi que quando eu alimentava essa placa com 5V , a saída não era 3.3V mas sim menos que isso. Resolvi trocar a fonte de alimentação para 9V e agora a plaquinha realmente me solta 3.3V.

Veja se não é esse seu problema.

Isso, a fonte que estou usando é de 5v. Antes de comprar a placa reguladora, quando eu estava tentando com um divisor de tensão, procurei nas fontes velhas as que eram de 5v. Depois, por falta de informação, acabei ficando com uma delas em uso.

Vou medir a tensão na saída e certamente esse será mais (ou menos) um problema na minha instalação.

Obrigado pela dica, vou trocar a fonte, independentemente do resultado da medição.

Imhugo,

Testei a tensão nas trilhas com a fonte de 5v, e, como você apontou, estava bem abaixo de 3.3v -> 2.64v.

Coloquei a fonte de 9v, 1.11a, testei e: 3.28v.

Fiz a ligação direta entre a placa FTDI e o ESP e acabou o lixo, e está respondendo aos comandos AT.

Agora vou passar aos outros testes, carga de sketches, etc...

Aos poucos a taxa de sucesso sobre fracassos vai aumentando :D

Atualização:

Primeiro sketch carregado !!!

Sketch zerado, mas foi só para testar.

Parabéns!!!!!!!! Bem vindo a diversão!!!

Abs.

Acho que todos já passamos por isso, é o preço do aprendizado, mas o bom é que as frustrações se tornam alegrias em pouco tempo colaborando e compartilhando conhecimento.

Caso decida subir códigos agora, lembre-se, colocar pino GPIO 0 no ground e reiniciar (Deligar e ligar a fonte) para entrar no modo, é comum esquecer isso, caso acuse erro, reinicie mais uma vez e tente novamente, comigo acontece muitas vezes.

Abs.

É isso mesmo, acabei de carregar o Sketch "Blink" e deu erro... esqueci de reiniciar. Reiniciei e funcionou perfeitamente.

Que bom agora ,,,,,,, Divirta-se!! Heheheheh.

Abs.

Isso, vou continuar os testes, tenho o dia todo para isso :D

Obrigado, a todos, pelo apoio e incentivo !

Opinião para agregar, Voce reinicia a placa depois de colocar o GPIO 0 no GND, pode parecer obvio, mas vai que ...

Cada vez que colocamos a placa no GPIO 0 e reiniciamos ele entra em modo de programação, ai podemos subir códigos.

Se você não esta recebendo resposta ao comando AT, primeiro deve mudar a velocidade, 9600, ou 115200, e a placa não pode estar com o GPIO 0 no GND, deve estar flutuando.

Quando você liga e desliga e liga a fonte com o GPIO 0 no GND não recebe nenhum lixo na serial?

Como o ihmugo relata estas fontes se alimentadas por fonte externa não podem usar 5V, porque uma parte da tensão cai no regulador e não chega a tensão adequada na saída, não use 12V porque ira cair muita tensão no regulador e esquenta muito, use uma de 9V 1 Ampere.

Já se alimentar a fonte pela USB do pc sem problemas, terá os 3.3V requeridos na saída, porque a fonte usar outra regulação, mas pode não ter corrente suficiente as vezes, no modo WI FI o ESP consome até 300mA.

O Ideal é uma fonte externa de 9V 1A.

Logo estes problemas serão superados, tenho certeza.

Boa sorte.

Abs.

Só para constar, tenho resetado a placa direto. Qualquer mudança é seguida de um reset.

Nessa última rodada de testes, seguindo o seu tutorial, eu não recebí lixo na tela em nenhuma ocasião.

Seguirei a orientação de vocês. Ja tenho uma fonte de 9v separada para entrar no teste, mas é de 1.11 amperes, tem problema ?

Isso, com a ajuda e paciência de vocês, tenho certza, também. Já houve progressos :)

É verdade Carlos, logo os problemas iniciais serão superados e se iniciará um prazeroso aprendizado.

Pra mim o início foi bem frustrante, demorei vários dias para superar as dificuldades iniciais.

Talvez esse seja um dos maiores empecilhos pra rápida popularização desse fantástico módulo: a grande dificuldade de colocar pra funcionar pela primeira vez. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço