Salve grupo !

Ontem levei uma surra de meu(s) módulo(s) ESP8266 ESP-01. Hoje voltarei à carga, e, se não obtiver êxito mínimo, pedirei socorro por aqui.

Exibições: 363

Respostas a este tópico

Olá Xara, alguns de nós já passamos por apertos e resolvemos, se precisar estamos a disposição.

Boa sorte.

Abs.

Salve Carlos e grupo,

Outra surra. Após fazer os Testes básicos descritos na página "ESP8266-01 open box, power-up test, with minimum config", usei meu smartphone para identificar os WI-FI APs criados (3 placas, 3 testes com sucesso).

O nome ficou um pouco diferente do esperado mas... AI-THINKER_F2E2C7, AI-THINKER_F2186F e AI-THINKER_F45E80. Conseguí logar em cada um deles com o celular, mas não havia mais nada a fazer. Com isso posso afimar (?) que meus módulos estão funcionando.

Animado com o sucesso, passei à segunda montagem. Fiz exatamente igual ao esquema, apenas utilizando uma placa Arduino UNO R3 para alimentar o "circuito".

Como pode ser observado, o sucesso foi passageiro :(

Alguma ideia ?

PS: Iniciante em Arduino (1 mês com a plataforma) e iniciante total em eletrônica.

Olá,

Eu nunca usei o Arduino com o ESP, desde o inicio atualizei firmware e fiz o meu primeiro blink, depois disso fiz access point, web sever, e todos os exemplos disponíveis quando você instala as placas ESP na IDE do Arduino, e alguns outros programas que fui adaptando com sucesso sempre.

Eu estimo que todos deveríamos fazer o mesmo no grupo, tratar de partir de uma versão de firmware igual, a mais recente, e fazer os testes usando os exemplos  que vem com a placa na IDE Arduino, e paralelamente pode-se formar grupos que utilizem comandos AT, e LUA.

O que posso dizer a respeito do seu comentário, é que use o Arduino apenas como conversor USB serial caso não tenha um, que instale as placas ESP na IDE do Arduino e use os exemplos, creio que é a melhor forma de trabalhar com o ESP.

Veja nas paginas criadas, deixei minha experiência documentada em forma de videos, alguns PDF e fico a disposição para o que você ou qualquer um dos colegas considerarem oportuno.

Abs.

Continuando os testes, tentei rodar o sketch "Blink" (Examples/01.Basics/Blink), com mais um fracasso. Como pode ser observado na tela abaixo:

Amanhã vou tentar no Windows, para ver se faz alguma diferença.

Boa noite !

Este erro é porque voce não esta com a velocidade correta, ou o ESP não fez o reset devidamente, paciência e insistência é a solução para isso, vou postar um video aqui fica mais claro, e mais fácil de explicar.

Abs.

Salve !

Hoje testei, seguindo o seu tutorial, e o resultado foi o mesmo - fracasso total :(

Depois testei com mais de 10 configurações que encontrei na internet, em todos os casos, ou a IDE do Arduino dizia que a porta não estava disponível ou simplesmente não funcionava. Hoje nenhum comando AT apresentou resposta, nem mesmo de erro, como ontem. Testei em todas as velocidades e liguei várias vezes seguidas antes de cada mudança.

Uma pena, já que amanhã o trabalho é pesado (até tarde) e no fds tenho compromissos familiares, o que fará com que eu só volte aos testes a partir de segunda feira. Porque hoje, apesar de estar ainda no meio da tarde, a minha paciência já se esgotou, infelizmente.

Semana que vem tem mais...

Grande abraço !

Olha,

Eu passei um fim de semana para deixar as coisas funcionando, mas agora não tenho os inconvenientes que tive no inicio que são os mesmos que você esta tendo, você leu minha postagem de hoje no grupo e no forum?

O essencial é: Pino GPIO 0  no GND, Ligar e desligar fonte para provocar reset, as vezes mais de uma vez, baud rate do conversor USB/Serial, ( Ou Arduino) iguais, baixar as placas do ESP para a IDE do Arduino, atualizar firmware para o mais recente, e muita paciência, mas depois fica tudo fácil, você atualizou seu firmware?

Bom fim de semana!

Abs.

Salve...

Eu analisei a minha estrutura e acho que o problema está na alimentação. Ou eu alimentava o circuito com o Arduino UNO, ou com a placa FTDI, ou então com um divisor de tensão que eu fiz com dois resistores, nesse último caso, sem levar em conta que o ESP8266 funcionaria como mais um resistor em série com R2 (como me foi apontado no sítio do Fazedores).

Além disso, ví, em seu vídeo, que você utiliza uma daquelas fontes para protoboard, que eu já vinha pensando em comprar.

Como acho que o meu problema deve ser na alimentação do circuito, com todos os fatores acima considerados, encomendei a dita fonte, e espero estar com ela no máximo até quarta feira. Até lá vou deixar o ESP8266 parado :)

Carlos,

Estimo que não seja a fonte.

Você atualizou o seu firmware alguma vez, note uma coisa importante, as vezes notei que a pessoa pode atualizar o firmware para a programação em linguagem LUA, sem perceber, e então nada funciona, acho que deveria começar do zero, atualizar firmware, se precisar de ajuda de como fazer isso avise.

Abs.

Não, Carlos, nunca atualizei (nem mesmo tentei ataulizar) o firmware.

Na verdade, a única coisa que funcionou foi aquele teste em que o ESP8266 fica funcionando como AP. De resto, ou a porta serial ficava indisponível (cinza) ou dava erro ao tentar subir qualquer sketch.

Vou matar um problema de cada vez. Como eu estava mesmo precisando da fonte para protoboard, já adquirí duas :) Se não for esse o problema, pelo menos servirão para os próximos projetos. Nesse caso eu grito por aqui, de novo, para ver se vocês têm alguma ideia :P

Abrax !

Perfeito Carlos,

Aguardo noticias, e o que puder fazer estou a disposição.

Abraço!

Carlos Alberto, acabo de postar um tutorial para fazer exatamente isso que vc está pretendendo fazer: usar o ESP8266 em conjunto com o arduino.

Veja: http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem/forum/topics/tutor...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço