Olá pessoal, vou compartilhar o que já fiz e os problemas que estou tendo com os módulos ESP.

Inicialmente comprei 4 ESP01, o primeiro que gravei o firmware e um código lua está funcionando até hoje já tem mais de um mês e nunca saiu do ar. Montei uma placa como esta e está dentro da caixa de tomadas acendendo uma lâmpada la de casa.

Já nos outros 3 ESP a fiz a gravação mas se eu tirar a alimentação eles não conectam mais, inclusive tirando esse da placa que funciona e instalando o outro no mesmo hardware e nada.

Tentei usar com arduino pela serial, o arduino manda os comandos AT ele pega IP mas nada de conectar ou fica um pouco e cai.

Agora estou pela IDE do arduino, nesse caso assim como um colega aqui do grupo Manoel, o meu fez o mesmo conecta um tempo e cai.

Aí achei uma página e o cara indica usar no sketch um comando que verifica se está conectado senão faz a conexão novamente, (vou deixar o link),  fiz isso e funcionou de um dia para o outro depois perdeu a conexão.

Outra coisa que este mesmo cara coloca é que o ESP a partir do momento que é gravado várias vezes para de funcionar, aí pensei será isso que o primeiro que gravei foi apenas uma vez e está até hoje funcionando e os outras que ja gravei varias não vai mais? 

Segue o link que falei.

http://internetofhomethings.com/homethings/?p=631

Placa que instalei na caixa de interruptor.

Exibições: 1441

Respostas a este tópico

Eu estou há alguns dias fazendo um teste de estabilidade de conexão à rede com meu ESP8266. Meu objetivo é manter o firmware original do módulo e continuar usando comandos AT pra fazer com que o arduino ganhe acesso à rede através do módulo ESP8266.

Programei um sketch pra acessar um script PHP a cada 60 segundos. Assim que recebe  a conexão do vinda do arduino,  o script PHP faz uma inserção de registro no banco de dados mysql para deixar gravado a data/hora que essa conexão ocorreu.

A intenção disso é que eu consiga perceber se há realmente uma conexão a cada 60 segundos conforme programado.

Mas o que pude perceber até o momento é que grande parte das conexões ocorrem dentro do tempo programado sim, e apenas algumas (cerca de +/- 10%) ocorre depois do programado.

Estudando por que elas ocorrem depois do programado, pude perceber que o culpado é a falha na conexão com do módulo com o servidor onde está o script php. Com esse problema, consigo até conviver bem.

Mas pude perceber um problema mais grave, que pra mim era inadmissível ter que conviver com ele, que é o seguinte: há momentos que o ESP8266 simplesmente "morre", o sketch continua rodando, tanto é que dá pra perceber pelo serial monitor, mas o ESP8266 pára de responder aos comandos AT vindos do sketch. Não há como fazê-lo acordar novamente via sketch e comando AT+RST. É necessário cortar a energia do módulo e religar para que tudo volte a funcionar.

O que fiz então? Conectei um módulo relê pro arduino comandar o corte/religamento de energia pro ESP8266.

Dessa forma, assim que o sketch do arduino perceber que o módulo ESP8266 não consegue mais acessar o servidor com php, o sketch aciona o relê e desliga para que a energia do ESP8266 seja momentaneamente cortada e religada. 

Foi assim que consegui contornar o problema do módulo parar de responder.

É exatamente isso que estava pensando em fazer, já que o meu funciona por horas e as vezes para simplismente do nada e reiniciando volta a funcionar.

Como esta alimentado o modulo? Deve ser problema de fonte, fiz um artigo sobre isso agora pouco, em aplicações no modo Wi Fi o consumo chega a mais de 300mA, a fonte de alimentação deve ser suficiente para proporcionar corrente senão corre o risco de sofrer este tipo de oscilação.

Verifique isso e poste o resultado.

Boa sorte!

Abs.

No meu caso uso uma fonte externa de 9V 1.5A, que alimenta aquela plaquinha reguladora de tensão igual a que vc tem. Espeto-a na protoboard e dessa forma eu tenho 3.3V+GND numa trilha e 5V+GND na outra trilha

No meu caso, não creio ser falta de corrente. Talvez possa ser mesmo o firmware desatualizado conforme vc me alertou uma vez, mas eu ainda não criei coragem de atualizá-lo.

Vamos ver o que o Adilson fala sobre o cenário dele

Ok ihmugo,

Vamos esperar.

Sobre atualizar,  sinceramente, atualizar o firmware é como roubar doce da mão de criança, mas claro, não tive receio porque faço isso a diário em equipamento de minha empresa, talvez por isso me seja mais familiar o assunto.

Abs.

Não creio que seja a alimentação que estou usando já que uso uma fonte 5v de 1A.

Sim, neste caso essa hipótese fica descartada, somente um esclarecimento, voce esta usando fonte para protoboard? ou usa divisor resistivo para obter o 3.3V ?  Digo porque caso sim fonte protoboard, a tensão que chega após o regulador não é 3.3 ,e isso poderia causar problemas de oscilação também.

Em todos caso seria interessante medir a tensão que chega ao ESP.

Outra coisa a investigar seria se o ESP não esta configurado para entrar no modo de economia de energia (Sleep mode) já que o modulo tem essa opção, e também a de Wake up para economia de bateria em aplicações que exigem isso.

Abs.

Sobre roubar doce de criança, o perigo é ser flagrado no ato... 

Também sou obrigado a fazer a atualização do firmware em diversos equipamentos de automação industrial no meu trabalho, e é algo que por mais rotineiro e familiar que possa parecer sempre me requer cuidados, preparo e atenção para ser executado. 

Atualizar o firmware de um dispositivo é realmente um procedimento relativo simples, desde que sejam seguidos os passos de forma correta e nas condições corretas. Pois sempre existe um risco de perder o dispositivo durante a operação se ocorrer um problema, como por exemplo uma falta de energia, travamento do computador ou da interface de comunicação usada, ou erro do operador, por desconhecimento ou descuido.

Por isso, sempre procure alimentar o dispositivo por meio de uma fonte de fornecimento ininterrupto (nobreak, baterias, etc), usar preferencialmente um notebook com baterias carregadas (ou um PC alimentado por nobreak), cabos de conexão e comunicação em bom estado e bem conectados, ter certeza de ter baixados aplicativos, drives e firmware corretos e da última versão estável. 

Por último tenha a certeza de saber como executar todo o procedimento e conhecer as recomendações do fabricante, se for preciso imprima-o e mantenha-os em mãos.

No mais é só ter fé que a coisa geralmente dá certo.

Verdade Wiechert,

Sem estes cuidados não se deve fazer uma atualização, não mencionei os mesmos porque de fato ao fazer isso de forma diária praticamente (Os sistemas de projeção digital exeigem atualização quase que diariamente para corrigir bugs, falhas de segurança, e melhoras introduzidas.)

e claro com todos os procedimentos indicados por você, nem mencionei isso como se todos o soubessem de ante mão, e não é assim é verdade, obrigado pelo esclarecimento, porque de certa forma se alguém fizesse e tivesse problemas me sentiria culpado de certa forma.

Abs. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço