Olá, gostaria de discutir com vocês um aspecto que me despertou atenção: pelo que eu pude perceber, há 3 maneiras de se usar o ESP8266.

1ª maneira - usar em conjunto com o arduino, sendo que o firmware do ESP8266 deve ser aquele que vem de fábrica, isto é, aquele que permite ao módulo trabalhar com comandos AT. Dessa forma, o sketch é enviado pro arduino e a comunicação entre o arduino e o módulo é feita via serial e com comandos AT. Nesse modo, vc não é obrigado a fazer atualização do firmware do módulo

2ª maneira - usar o módulo sem arduino, ou seja, talvez possa se chamar de ESP8266 stand-alone. O sketch é enviado diretamente pro módulo, por intermédio de uma plaquinha FTDI. O software IDE do Arduino deverá ser modificado/atualizado para que essa maneira de usar o ESP8266 possa funcionar. Ao enviar um sketch pro ESP8266, o módulo não mais resposnderá aos comandos AT, pois o firmware original de fábrica (aquele que aceita comandos AT) será perdido. Para que o módulo volte a funcionar mediante comandos AT, será necessário enviar um firmware apropriado para tal.

3ª maneira -  usar o módulo sem arduino, ou seja, talvez possa se chamar de ESP8266 stand-alone. Só que diferentemente da maneira anterior (2ª maneira), não se envia pro módulo sketches feitos para  arduino, mas sim códigos feitos na linguagem LUA. Para funcionar assim, o firmware do módulo ESP8266 deve ser o NodeMCU.

De novo, essas são as formas de usar o ESP8266 segundo minha interpretação. 

Alguém confirma ou discorda, ou gostaria de acrescentar/corrigir algo?

Confesso que ainda estou confuso...

Exibições: 3325

Respostas a este tópico

Salve.

Acho que está bem classificado, portanto, concordo com pequenas ressalvas, que nem chamaria de correções:

1ª maneira - Concordo sem alterações, embora eu ainda não a tenha usado;

2ª maneira - Também concordo, fazendo a pequena ressalva para efeito de explicação, para quem não conhece, de que podemos usar somente com os comandos AT (inútil, a princípio) como vem de fábrica, e com a carga de sketches. Portantos poderiamos considerar que seriam maneiras 2A e 2B ?

3ª maneira - Também concordo sem ter usado. Meus módulos Node MCU ainda não chegaram.

Eu também confesso que compartilho de sua confusão, que só deverá ser resolvida com o uso habitual dos mesmos nas diversas maneiras descritas.

Eu, particularmente, vou me concentrar na maneira 2B, por enquanto.

Abrax...

Vou dar minha opinião por ter usados já as 3 formas, não é diferente do seu modo de ver, apenas observações.

Os ESP vem com o firmware para comandos AT, do meu ponto de vista uma linguagem muito pobre para um MCU tão rico em performance.

Um cara, que passei a admirar muito,  Ivan Grokhotkov, criou estas bibliotecas com firmware com o qual você pode programar o ESP com a IDE do Arduino, o que facilita muito desde meu ponto de vista, bastando para isso somente flasshear o ESP, usando o firmware adequado, a partir do 00180902 é possivel usar a IDE Arduino, porem é necessario também baixar as os exemplos das placas na IDE, o Pedro Minatel explica muito bem isso aqui https://www.youtube.com/watch?v=xi2s1P57XPE&list=LLLZ2cga6-yqz5...

Uma outra linguagem de programação é sim a linguagem LUA, aqui suas origens http://www.lua.org/portugues.html

Essa programação usa algumas interfaces muito boas que servem também para comandos AT e outras coisas.

um deles é este http://benlo.com/esp8266/index.html#LuaLoader e o que gosto mais particularmente é este, http://esp8266.ru/esplorer/. para usar o LUA deve-se flashear com o firmware para LUA.

A qualquer momento, voce pode flashear o modulo com o firmware flash de fabrica e ele volta para os comandos AT que vem de fabrica. 

Resumindo existem sim 3 formas de programar o ESP, Comandos AT - IDE Arduino - Linguagem LUA, cada uma delas requer a instalação do firmware adequado, e tomando as precauções devidas já comentadas aqui, pode ser feito com sucesso sempre.

Segue uma imagem tipica de um flasheador do modulo abaixo, mas existem vários software para fazer a mesma coisa, apesar que este é o que a fabrica indica.

Vou preparar e compartilhar no Google Drive 3 arquivos zipados com cada um dos firmware, e fazer um vídeo mostrando como subir o firmware (flashear) tanto para arduino, como Lua e AT.

Abs. 

Carlos, vou aguardar seus vídeos ensinando como flashear o ESP8266. Como já relatei no outro tópico, na vez que tentei atualizar o firmware de um dos ESP-01 que tenho, acabei tendo insucesso e agora não responde mais aos comandos AT, ou seja, está por hora inutilizável.

Eu particularmente não vejo problema algum com o comando AT, muito pelo contrário. Os shields SIM900 que tenho e uso há bastante tempo são todos eles comandados via comandos AT, tanto pra fazer ligações, pra receber, pra enviar SMS, pra receber SMS, pra apagar SMS, enfim faz-se tudo através de comandos AT.

Gosto demais da idéia de usar comandos AT para botar pra funcionar as coisas. Portanto, o caminho mais natural (pelo menos pra mim) era usar o ESP8266 como veio de fábrica e acoplar ao arduino, na intenção de permitir acesso à rede (local e internet) ao meu arduino. Não enxergo essa ação como subutilização do módulo,mesmo sabendo que  ele tem potencial enorme. Vejo por outro prisma: na verdade estou encarando o ESP8266 como forma de reduzir o custo pra tornar o arduino acessível à rede local e internet. Até o momento, a opção mais barata era o ethernet shield w5100, porém tinha o incoveniente do cabo de rede, mas em compensação funciona que é uma beleza, 100% confiável, nunca falhou sequer um pacote de dados, faz tudo conforme o esperado. Na china, um ethernet shield w5100 custa ao redor de US 12,00 no dx

As outras opções que eu tinha, quando se tratava de wifi, era um shield xing-ling que denominaram de yun shield (comprei mas nem tentei colocar pra rodar ainda), o shield cc3000 (também comprei e também não tentei colocar pra rodar ainda). Esses dois shields wifi que citei são caros, me custaram algo em torno de US$ 25 a 40 no dx.

Aí começou-se a falar nesse tal de ESP8266, que na china custa ao redor US$ 2 a 4 no dx (modelo ESP-01). Pensei comigo: é barato pra caramba e ainda mais é wifi! Agora sim vou parar com essa passação de cabos de rede pra dar acesso à rede pro arduino.

Minha necessidade não é o minimalismo, mas sim continuar a usar o arduino, dar a ele acesso à rede pelo menor custo possível e também abolir o cabeamento de rede. Por que preciso do arduino? Preciso dele porque às vezes preciso usar shield como o SIM900. Atualmente meus ethernet shields w5100 são usados no modo webserver e webclient e minha esperança é que o ESP8266 funcionando através de comandos AT também permitam o arduino funcionar como webclient e webserver. Esse é meu foco de estudo

ihmugo,

Entendi perfeitamente e veja que bacana, já diz o ditado, que seria do verde se todos gostassem do amarelo, veja que bom isso, cada um tem um argumento forte para usar as coisas a sua maneira, mas o melhor de tudo é que as coisas vão podendo ser usadas de diferentes formas para atender diferentes gostos, é como comprar a mesma camisa mas usarmos de uma forma diferente que faz com que cada um a use de acordo a seu gosto, embora seja a mesma camisa, a mesma marca o mesmo modelo.

Quando digo que não aprecio os comandos AT não é demérito algum, que sou eu para desmerecer uma linguagem de programação, mas apenas emito minha opinião em um meio onde sei que vou encontrar pessoas com capacidade suficiente como voce e os demais colegas para entender que apenas minha opinião, e que respeito é claro a de todos.

Eu não tenho ainda (talvez não tenha nunca) uma atitude definida com respeito ao uso do ESP, nem com outras coisas da eletrônica que costumo usar, apenas sempre gostei de estudar, faço isso desde sempre, nunca parei e nem penso parar, porque faço com muito prazer, e trato de ir entendendo como funcionam as coisas e agregando conhecimento ao que já vou acumulando nestes 62 anos de vida mas que te levam sempre ao sacramentado somente sei que não sei nada, porque sempre temos muito para aprender, o ESP é uma dessas coisas, até a pouco tempo para mim não existia, o Celso Eiju, nosso colega, me comentava no chat sobre este modulo e dizia de seu potencial, mas nunca prestei muita atenção até que como você e outros me interessei, estou em uma fase da vida em que tenho tempo e disposição para fazer as coisas que gosto, então trato de testar tudo o que puder em matéria de eletrônica, mas dentro daquilo que gosto, por exemplo nem me fale de robótica, não tenho interesse algum nesta area, mas vejo como tem pessoas apaixonadas por esta area, o que quero dizer é que é muito bom que cada um tenhamos uma coisa em comum, a eletrônica, a linguagem de programação, mas ao mesmo tempo temos diversidade de preferencia e assim todos ganhamos.

Não da pra escrever muito senão termina sendo longo e cansativo, mas quem sabe um dia vamos estar todos falando direto no hangout direto da pulseira do relógio, parece utopia, mas se olharmos 10 anos para atrás veremos que caminhamos a passos de gigante.

Vamos nos falando.

Abs.

Nos últimos dias dediquei algumas horas ao meu ESP-12. Achei uma infinidade de conteúdo e a principio tudo muito confuso. Fiz atualização da firmware por meio de uma placa FTDI, e a unica forma que achei realmente pratica e funcional foi utilizando a NodeMCU baixado por meio do site http://nodemcu-build.com/index.php onde foi possível customizar a firmware.

Testei com alguns scripts LUA enviados por meio do FTDI com auxilio do software esplorer e tudo funcionou muito bem.Com 3 linhas de código minha plaquinha já estava conectada a rede Wireless.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço