Salve grupo.

Depois daquele trabalho todo para conectar o ESP8266, fazendo rodar os comandos AT ou a carga de sketches, vou passar a postar aqui as minhas aventuras e desventuras na tentativa de conectar um ESP8266-01 a uma rede wifi, via sketch. Via comandos AT eu já conseguí.

Devo começar os trabalhos amanhã à noite.

Abrax...

Exibições: 912

Respostas a este tópico

Lembre-se de baixar as placas ESP na IDE do Arduíno, isso facilita e permite que você use os exemplos, escolha a placa Genérica.

Veja o vídeo do Pedro Minatel se tiver duvidas de como baixar as placas na IDE,

https://www.youtube.com/watch?v=xi2s1P57XPE

Boa sorte!

Abs.

Salve.

A ligação entre a IDE e o ESP8266 já está operacional, mas obrigado pela lembrança. O exemplo do Blink já rodou, já alterei para mostrar S O S, etc...

O objetivo agora é colocá-lo na rede wi-fi aqui de casa e fazer alguma coisa de útil com ele(s).

Ontem à noite já fiz o primeiro teste de sucesso. Nada demais, só um sketch básico que configurou o endereço IP, Subrede e Gatway padrão, esse último não usei porque não fez nada de especial com o módulo, só colocou o módulo na rede, sem fazer nada. Depois mandei pings no endereço do módulo para ver se respondia.

Como respondeu, tanto a pings partindo de um computador na rede como aos pings de um smartphone, apesar de básico, considerei o teste um sucesso.

Se acharem conveniênte, ou interessante, eu coloco o sketch aqui. É bem básico, só usei a função setup() a função void() ficou vazia (por enquanto).

Abrax...

Bom dia!

Que legal que deu certo, seria bom que coloque o sketch sim, e também diga o que fez brevemente, atualizou firmware? Ja tinha versão que não requeria atualizar? etc. não precisar ser um tutorial, mas apenas uma descrição breve do que fez até chegar no blink por exemplo, a transição AT para IDE, desta forma creio sempre ira servir para o apoio de outros que encontraram respostas a perguntas sobre o assunto.

Parabéns pelo progresso!

Abs.

Bom, vou rever os passos e fazer um "tutorial" com o que descobri até agora, basicamente o que funciona, com algumas notas sobre o que certamente não funciona.

Primeiro, o básico, ligações físicas, carga de sketches, Blink, etc...

Depois, o que eu estiver aprendendo (apanhando ?) na conexão a redes wi-fi.

Mas não esperem que meus tutoriais tenha uma qualidade nem próxima dos que vocês fazem.

Abrax...

Não se preocupe com isso Carlos, a maneira cosmética de apresentar as coisas é menos importante que o conteúdo que sim é valioso para todos.

Abs. 

Coloquei na aba de tutoriais um prqueno texto com o sketch e instruções para uma conexão simples a uma rede Wi-Fi conhecida.

Abrax...

Muito bom!

Abs.

Valeu !!!

Abrax...

Salve grupo.

Tenho reparado algumas coisas interessantes. Gostaria que vocês testassem para ver se acontece o mesmo com vocês.

Conside uma instalação sabidamente funcional, utilizando aquele sketch que só coloca o módulo na rede.

1 - Faço o upload do sketch, recebo as mensagens normais no monitor serial, tudo certo.

2 - Corto a alimentação do módulo, desconecto o pino GPIO0 do GND e conecto no 3.3v (nos dois casos com resistores de 470Ω).

3 - Alimento o módulo, e, novamente, recebo as mensagens normais no monitor serial, tudo certo.

Em paralelo, tenho uma janela de comando no computador constantemente mandando um "ping" para o endereço que o módulo ESP8266 usa. Sempre que a conexão ocorre sem problemas, eu fico obtendo respostas. Quando desligo o módulo ou ocorre algum problema na conexão, recebo a mensagem de erro abaixo (icmp_seq=XXX varia, é claro):

From 192.168.0.1 icmp_seq=283 Destination Host Unreachable

Até aí, tudo normal, é o esperado.

4 - Desligo o cabo USB da placa FTDI (sem cortar a alimentação do módulo), e o módulo continua respondendo aos "pings".

5 - Corto a alimentação do módulo.

6 - Realimento o módulo, mas passo a receber a msg de erro mostrada acima.

7 - Corto a alimentação do módulo.

8 - Desconecto os pinos GND, RX e TX da placa FTDI, ou seja, retiro a placa FTDI do circuito.

9 - Realimento o módulo. Agora o mesmo responde aos "pings" normalmente.

Eu notei isso, ontem, quando comecei a fazer testes de alcance. Desconectei o cabo USB da placa FTDI e levei o módulo para um determinado cômodo da casa. Para ter um bom parâmetro e começar com conexão "garantida", ele estava bem próximo do meu ponto de acesso, mas não houve maneira de conectar.

Eu estava apenas desconectando o cabo USB da placa FTDI e levando o conjunto todo para o teste. Depois de verificar tudo, acabei levando só o estrutura do módulo, sem a placa FTDI, e passou a funcionar.

Depois, executei testes com os passos acima para verificar se poderia ser esse o problema. Fiz o teste várias vezes, com resultados consistentes.

Se alguém puder repetir o teste para confirmação, ou, apontar algum outro problema, seria muito bom. Isso pode causar muita frustração para iniciantes, que fazem um teste em que tudo funciona, mudam o circuito para outro local (junto com a placa FTDI) e tudo para de funcionar... 

Desculpem se o texto ficou muito longo. Se ficou pouco claro, me avisem que eu tentarei melhorar.

Abrax...

Oi Carlos,

Só pra entender melhor esta parte e tratar de repetir aqui:

Se esta com o conversor não funciona, se esta sem ele funciona, é isso mesmo?

Abs.

Isso.

Se eu ligar o módulo, com o conversor conectado a ele, mas sem a conexão do cabo USB (ao computador) ele não funciona.

Basta cortar a alimentação, desconectar o conversor, e retornar a alimentação que volta a funcionar. Responde aos pings.

Nunca havia notado porque sempre usava o cabo USB conectado ao conversor para ter a saída serial e acompanhar o estado do ESP8266 pelo computador.

Abrax...

Lembro de ter acontecido algo igual comigo quando comecei com o ESP, como eu estava com um ESP8266-01 queimado, e outro sem tirar da aplicação IOT até sábado, não fiz mais teste algum, mas hoje vou ligar os dois que adquiri e chegaram sexta feira, e farei estes testes para verificar o que ocorre, logo posto aqui resultados.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço