Tópico destinado a resolução de dúvidas e problemas relativos a montagem, ligação, programação e outros.

Exibições: 405

Respostas a este tópico

Pessoal,

Para eu dar os primeiros passos necessito de respostas bem sucintas, pois meu gráu de conhecimentos está aquem dos de meus colegas, e, estou meio perdidão com tantas informações.

-Já baixei o AVR Studio 6;

-Pedi um gravador USBASP;

-Possuo Arduino, microcontroladores (vários, inclusive Atmegas) além de vasta parnafenália ao fim em tela.

Pergunto: Para eu iniciar os primeiros testes tipo "Alo Mundo!!" vou precisar de que mais?

Galera

Entrarei na parte de avr provavelmente esse mês, mas por enquanto não tenho um conversor, acho que já ouvi falar sobre programar com porta paralela do pc, mas não encontrei em nenhum local ensinando, então gostaria de saber se alguém conhece um método de programar sem o conversor?

Olá Leandro.

Bem, eu ainda estou fazendo testes com meu gravador USBASP e com os Atmegas, mas até agora ainda não consegui êxito. Estou com algumas teorias do que pode estar errado:

1~ Firmware do gravador desatualizado.
2~ Fusíveis dos µC estão bloqueados para receber o código via SPI.

Eu testei em um Atmega8 e deu certo. Mas, por ainda não ter conseguido gravar o Atmega328p eu estou meio quieto aqui no LDG. Assim que eu resolver este problema, prometo postar códigos e experiências que irei fazer.

Respondendo sua pergunta: Sim! Isso é perfeitamente possível. Eu conheci essa técnica por meio do nosso amigo Daniel Quadros. Vou deixar alguns links do blog dele que ensinam como fazer isto:

http://dqsoft.blogspot.com.br/2011/07/avr-programador-dapa.html Programador pela porta Paralela.
http://dqsoft.blogspot.com.br/2011/08/avr-programador-ponyser.html Programador pela porta Serial

Aqui o site oficial do DAPA: http://www.lancos.com/prog.html

Eu estou com o material para fazer um pela porta Serial. Assim que eu concluir posso postar aqui.

Há outras maneiras de fazer gravadores, um deles é o que eu uso, USBASP. Neste site: http://www.fischl.de/usbasp/ há toda documentação do projeto, você só terá que ter um outro gravador para gravar o firmware do seu gravador =P. Você pode baixar o driver para Windows (MAC e Linux não precisam), os layouts da placa e o firmware. Aliás, se você quiser um gravador, você só precisa de um µC que converta da Serial para SPI. Você pode fazer isso com ArduinoISP. Porém, os testes que fiz com um Arduino Uno e Arduino Mega com o software ArduinoISP não deram certo. Creio que pode ser um problema que eu tinha com a USB mal configurada no meu SO (Atualmente uso Debian).

Bem, eu estou com pouca sorte para gravar os atmegas. Mas acredito que essa má fase vai passar e vou conseguir superar isto. Quando isto acontecer, vou me tornar mais ativo aqui conforme prometido.

E... eu acompanho este grupo por e-mail, nem sempre fico online no LDG, portanto, se você precisar de ajuda, não exite em postar aqui.

Até mais! Desejo-te boa sorte com o DAPA ou PonySer!




Olá Avelinux

Gostei muito dos links, me esclareceu bastante coisa mas também gerou algumas duvidas, Usando o Atmega 328p, como é esquema de ligação do isp? Eu posso programar com o avr studio usando isp do DAPA? e por outras interfaces?

Provavelmente utilizarei DAPA

Agradeço a ajuda

Bem qual o gravador me indicam ?, com um preço bom pois ainda estou iniciando nesta plataforma , já programo PIC e gostaria de programar AVR , e depois ARM , mas um passo de cada vez , gostaria de programar direto no chip , fazer a placa e brincar com isso , não quero pegar pronto e compilar que nem algumas pessoas gostam de fazer com arduino , tenho atmega8  de sucatas e gostaria de testar para ver se posso reutiliza-lo e irei comprar um novo para fazer uma placa para o mesmo , o que me indicam para iniciar? Programador , IDE , enfim tudo , ficaria grato pela resposta.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço